Topo

Blog do Brasilianismo

Ano novo é uma oportunidade para o PT se reorganizar, diz TV venezuelana

Daniel Buarque

02/01/2017 08h41

Ano novo é uma oportunidade para o PT se reorganizar, diz TV Venezuelana

Ano novo é uma oportunidade para o PT se reorganizar, diz TV Venezuelana

Em um balanço sobre o turbulento ano de 2016 na política brasileira, a rede de TV Venezuelana Telesur, uma das principais porta-vozes de movimentos de esquerda no continente, avalia que o Partido dos Trabalhadores precisa aproveitar 2017 como uma oportunidade para se reorganizar e lutar contra a "onda da direita".

Um texto publicado em inglês no site da Telesur avalia a situação de grupos da "esquerda" no Brasil e aponta caminhos para o seu fortalecimento.

Para a Telesur, o processo de impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe legislativo contra uma líder eleita democraticamente, e representa um baque para a democracia do país. Desde o início do ano passado, a rede venezuelana se consolidou como uma das mais ativas vozes internacionais contra a destituição de Dilma e a posse de Michel Temer.

"Assim que ela ganhou seu segundo mandato, em outubro de 2014, ficou claro que uma das principais metas do PT era evitar tentativas de impeachment", diz. Com isso, a reportagem justifica a mudança de tom no governo de Dilma a partir de 2015, com tentativa de satisfazer interesses do mercado e implementar medidas de austeridade.

"O golpe parlamentar, que deu fim a 13 anos de governo de esquerda no país, foi visto por muitos como uma grande derrota da esquerda na América Latina, enquanto governos socialistas em outros países enfrentam desafios de uma oposição de direita apoiada pelos EUA", diz.

"O impeachment de Dilma, que foi apoiado e orquestrado pela grande mídia e pelas elites políticas do país, serve como um alerta para o PT enquanto ele busca eleger o antecessor dela, Luiz Inácio Lula da Silva, que é visto como uma das figuras políticas mais populares do país."

De acordo com a reportagem, para que possa vencer em 2018, Lula e o PT precisam se reaproximar de movimentos sociais e fazer oposição à agenda "neoliberal" de Temer.

"Este ano representa uma oportunidade única para o partido de esquerda se reorganizar com grupos sociais, que desesperadamente precisam de representação após a tomada de poder antidemocrática da direita", diz. "O PT precisa aprender com seus erros do passado e evitar abandonar os movimentos sociais e grupos que ajudaram a levar o partido ao poder", explica.

A Telesur (ou TeleSUR, como se denomina no site oficial) foi ao ar pela primeira vez em 2005 e desde então se consolidou como o principal veículo de comunicação "bolivariano", dando voz aos movimentos de esquerda da América Latina, especialmente o de Hugo Chávez em seu próprio país.

"TeleSUR é uma plataforma multimídia latino-americana orientada a liderar e promover a unificação do Sul", diz a "missão" do grupo, em referência ao "conceito geopolítico que promove a luta dos povos por paz, autodeterminação e respeito à justiça social e direitos humanos".

Antes da destituição de Dilma, a Telesur assumia publicamente a defesa do seu mandato, e criticava o processo que acabaria a retirando do governo. Em março, ela publicou um artigo falando que ainda havia tempo de frear o "fascismo" no Brasil, em referência a um possível golpe para derrubar o PT do governo.

"O que está acontecendo atualmente no Brasil é de manual. Do Manual de Golpes Brandos, Suaves e outras variedades, que o Império, com a ajuda de cúmplices locais, executa reiteradamente no continente latino americano", dizia.

Logo após o impeachment, a Telesur foi um dos veículos estrangeiros que abraçou a teoria de que houve um golpe de Estado no país. "Se consuma o golpe de Estado: Senado brasileiro destitui a presidente Dilma Rousseff", dizia sua manchete.

Em outubro, a Telesur divulgou um vídeo em que o escritor e ativista de esquerda paquistanês Tariq Ali diz acreditar que houve um golpe constitucional no Brasil. Para ele, a direita se aproveitou de erros cometidos pelos governos do PT para tomar o poder – com a provável ajuda imperialista do governo dos Estados Unidos.

Reportagem do 'Washington Post' sobre venezuelanos buscando hospitais no Brasil

Reportagem do 'Washington Post' sobre venezuelanos buscando hospitais no Brasil

Enquanto a rede venezuelana aborda a situação política de grupos de esquerda no Brasil, o jornal norte-americano "The Washington Post" publicou no fim de 2016 uma reportagem sobre como a crise no país bolivariano está levando milhares de pessoas ao Brasil em busca de alimentos e cuidados médicos.

"A espiral da crise econômica e a hiperinflação deixaram os hospitais da Venezuela sem agulhas, curativos e remédios. Desesperados por cuidados e muitas vezes sem documentos, milhares de pacientes estão lotando salas de emergências do Brasil", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo