Topo

Blog do Brasilianismo

Taxa de juros de país em conflito impede recuperação brasileira, diz estudo

Daniel Buarque

21/12/2016 08h02

juros2

Mesmo sem enfrentar fatores de risco como guerras ou conflitos civis, e sem ameaça evidente de calote, o Brasil tem a quarta maior taxa de juros do mundo, o que atrapalha a retomada da economia do país. Esta é a conclusão de um estudo publicado nesta semana pelo Center for Economic and Policy Research (CEPR), em Washington, DC (EUA).

"O Brasil atualmente paga um preço muito alto, em termos de crescimento econômico, desemprego, desenvolvimento e progresso social por conta das suas taxas de jutos exorbitantemente altas", diz o paper, mencionando que 7,6% do PIB do país são destinados a dívidas públicas.

"Outros países com peso de juros semelhantes, como o Iêmen e o Egito, sofrem com conflitos civis e outros fatores de risco que poderiam aumentar a probabilidade de um calote. O Brasil, ao contrário, tem pouco risco de default, e com US$ 360 bilhões em reservas internacionais, não há muita chance de crises de balança de pagamentos que possam levar a inflação sem controle", avalia.

O texto é assinado por Jake Johnston, Julia Villarruel Carrillo e pelo codiretor do mesmo Centro de Pesquisa Econômica e Política, Mark Weisbrot, comentarista frequente em análises sobre o Brasil.

Segundo ele, os juros do Brasil são uma decisão do Banco Central e de um setor bancário poderoso e concentrado, que lucra com os juros altos.

O trabalho defende que em vez das altas taxas, juros mais baixos poderiam criarm espaço para um estímulo importante para a recuperação econômica do país.

Taxa de juros de país em guerra impede recuperação brasileira, diz estudo nos EUA

Taxa de juros de país em guerra impede recuperação brasileira, diz estudo nos EUA

Apesar de a avaliação ser a conclusão de um trabalho acadêmico sério, o posicionamento político do codiretor do centro de pesquisas pode se refletir no paper, já que, para Weisbrot, Temer lidera um governo que não tem legitimidade no Brasil nem no resto do mundo, e tem enfrentado uma série de escândalos de corrupção.

Weisbrot é também presidente da Just Foreign Policy, organização norte-americana especializada em política externa. Ele é um dos principais críticos no exterior do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff – que disse considerar um golpe de Estado – e do governo de Michel Temer. Segundo ele, a política de austeridade proposta por Temer pode empurrar o Brasil para um longo período de declínio econômico

"A campanha do impeachment, que o governo descreveu corretamente como golpe, é um esforço da elite brasileira tradicional para obter por outros meios aquilo que não conseguiu conquistar nas urnas nos últimos anos", escreveu em um artigo publicado na "Folha de S.Paulo", em abril.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo