Topo

Blog do Brasilianismo

Cotas geram debate sobre raça e preconceito no Brasil, diz jornal canadense

Daniel Buarque

13/12/2016 09h27

Política de cotas gera debate sobre raça no Brasil, diz jornal canadense

Política de cotas gera debate sobre raça no Brasil, diz jornal canadense

Um sistema criado para evitar fraudes em concursos que oferecem cotas de vagas para negros e pardos no Brasil gerou polêmica e acabou abrindo um debate sobre o significado de questões de raça e sobre discriminação racial no país, segundo uma reportagem do jornal canadense "Globe and Mail".

"A política nasceu de boas intenções, mas gerou questões atordoantes, às vezes dolorosas: O que torna uma pessoa negra ou branca? São feições faciais? Cabelo? Família? Ou uma experiência de racismo? E quem decide?", pergunta.

A reportagem se debruça sobre uma série de casos em que brasileiros que se declaram negros foram rejeitados por comissões que avaliam se os candidatos têm direito a vagas separadas para políticas de ação afirmativa. E aponta problemas no sistema.

"A política de cotas é um esforço controverso de reparação à escravidão e centenas de anos de discriminação racial. Depois que a escravidão foi proibida em 1888, o Brasil não teve políticas explícitas de discriminação, como as leis Jim Crow no sul dos EUA. Ao contrário, o país cultivou uma imagem de 'democracia racial' onde todos eram participantes iguais", diz o texto, se referindo ao mito que se criou sobre racismo no Brasil.

Por décadas o país vendeu no exterior esta imagem de que não tinha racismo, por não ter leis que forçassem a segregação. Mais recentemente, entretanto, observadores e pesquisadores estrangeiros passaram a perceber e divulgar o quanto o racismo continuava presente na sociedade brasileira, buscando derrubar o mito.

"O efeito de 140 anos de exclusão sistêmica de pessoas negras, baseado em uma hierarquia de tons de cor de pele, é óbvio atualmente", diz o jornal canadense.

A reportagem explica que o sistema de cotas nasceu para tentar diminuir essas diferenças baseadas em raça, e que em seus primeiros anos ela se baseava na autodeclaração de raça dos candidatos, mas que houve abusos e foram registrados casos de pessoas brancas se aproveitando do sistema.

Isso levou à formação de uma "comissão de verificação de raça", que virou o centro da polêmica. "Isso significa que um painel de assessores olharia para cada candidato e decidiria se sua aparência se encaixava na raça declarada por ela", diz. "O resultado, frequentemente, é confuso", completa.

Sem uma escala objetiva para determinar algo tão subjetivo e individual quanto raça, diz o jornal, já há quem questione todo o sistema de ação afirmativa.

"Enquanto muitos ativistas são ferozmente envolvidos em proteger a limitação de vagas de ação afirmativa para alguém que tenha sido vítima de discriminação, outross argumentam que deixar o Estado definir a raça é uma regressão", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo