Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Financial Times': Crise coloca governo de Temer na corda bamba

Daniel Buarque

07/12/2016 11h43

Financial Times': Crise coloca governo de Temer na corda bamba

Financial Times': Crise coloca governo de Temer na corda bamba

Com a crise política no Brasil, as denúncias de corrupção, a tentativa de anistia na Câmara e os protestos populares pelo país, o presidente Michel Temer está numa corda bamba, segundo o jornal de economia "Financial Times".

Temer "não pode se opor abertamente ao Congresso e sua tentativa de proteger a si mesmo contra processos na investigação da Petrobras. Ele precisa do apoio do Congresso para se manter no poder. Mas ele também não pode apoiar os congressistas abertamente. Fazer isso geraria fúria popular e deixaria o país ingovernável", avalia a publicação.

Em meio a isso tudo está a necessidade de o governo levar adiante reformas exigidas pelo mercado para que o país saia da pior recessão em um século, diz.

Até agora, segundo o jornal, Temer estava vivendo algo como uma lua de mel. "Depois de disputar o poder com Dilma, ele empolgou mercados ao indicar uma equipe política afiada e propor o congelamento dos gastos do governo por 20 anos."

Agora as coisas mudaram e ele vê a investigação sobre corrupção se aproximar do seu governo. "O Partido de Temer, o PMDB, está mergulhado até o pescoço no escândalo", diz.

O "Financial Times" foi um dos primeiros entre os grandes jornais internacionais a apontar, no mês passado, que as denúncias de corrupção se tornavam ameaças ao governo Temer e às reformas propostas por ele.

Nos últimos dias, mais veículos e analistas estrangeiros passaram a se voltar de forma crítica contra Temer, percebendo seu "encolhimento" como presidente e indicando até mesmo risco de impeachment dele.

Junto à crise entre os poderes e ao afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado, o noticiário internacional tem reforçado ainda mais a imagem de instabilidade da política brasileira, que costuma ser descrita como "disfuncional".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo