Topo

Blog do Brasilianismo

Estudo do 'Guardian' indica que Brasil vive uma 'epidemia' de linchamentos

Daniel Buarque

06/12/2016 16h20

Estudo do 'Guardian' diz que Brasil vive epidemia de linchamentos

Estudo do 'Guardian' diz que Brasil vive epidemia de linchamentos

Um estudo realizado pelo jornal britânico "The Guardian" revela que o Brasil vive uma "epidemia" de linchamentos, e que pelo menos 173 forma mortas por multidões fora do controle somente neste ano.

Segundo o levantamento, feito a partir de registros oficiais e jornalísticos de mortes violentas desde o início do ano, o país teve em média um linchamento a cada dois dias. Fortaleza foi a cidade que registrou mais casos, com 14 linchamentos.

A primeira morte deste tipo, diz o jornal, aconteceu logo em 1º de janeiro, marcando um "ano de epidemia de linchamento que varreu o Brasil em um momento de intensa agitação política e econômica", explica.

O jornal associa a onda de crimes deste tipo no país com a alta de violência e intolerância de forma geral. "O 10º relatório anual do Fórum de Segurança Pública (…) revelou que 57% dos brasileiros concordam com a frase popular 'bandido bom é bandido morto"', diz.

Segundo o estudo do "Guardian", investigações mostram que suspeitos de roubo são mais da metade das vítimas de mortes por linchamento em 2016 (entre os que têm causa conhecida).

"A maioria das vítimas desses ataques tinha sido acusadas de pequenos crimes, como roubar bicicletas, celulares e, em um caso, um par de sandálias", diz.

A publicação explica que pesquisadores começaram a perceber um aumento dos casos de linchamentos no Brasil em 2013, juntamente com a onda de protestos e agitação política e social registrados no país.

"Em meio a uma crise social, ataques de justiceiros se tornaram mais mortais", explica.

Além disso, segundo o "Guardian" este tipo de crime nem sempre é registrado corretamente, e não há levantamentos oficiais sobre linchamentos e ação de justiceiros.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo