Topo

Blog do Brasilianismo

'O Brasil é um pouco infantil', diz o sociólogo italiano Domenico De Masi

Daniel Buarque

29/11/2016 19h18

'O Brasil é um pouco infantil', diz o sociólogo Domenico De Masi

'O Brasil é um pouco infantil', diz o sociólogo Domenico De Masi

A velocidade com a qual o Brasil fez a transição política de uma situação de grande popularidade do ex-presidente Lula para a atual crítica generalizada a ele e a seu partido mostra uma certa infantilidade do país, segundo o sociólogo Domenico De Masi. Em entrevista à "Folha de S.Paulo", durante visita ao Brasil, o pesquisador falou sobre a situação do país.

"Olhando da Europa, lembro que durante o período de Lula o Brasil era feliz. Ele era um mito, as pessoas choravam diante dele. Dilma era um mito também no primeiro mandato. Porém em dois meses Dilma passa a ser odiada. Quem olha de fora não entende. Só um povo infantil faria uma coisa dessa.", disse.

De Masi é professor da Universidade La Sapienza, na Itália, e, segundo o jornal, "fã" do Brasil. Segundo ele, chamar o país de infantil não é uma tentativa de ofender.

"É uma constatação, de uma presença muito forte do estômago em detrimento da cabeça", explicou.

De Masi fez uma longa análise sobre vários pontos da política e da sociedade brasileiras. Segundo ele, Brasil há 500 anos vem imitando a Europa e os EUA. E não tem que copiar.

"O modelo de sociedade não deriva da elite, mas da cultura popular. E a cultura popular do Brasil tem grandes valores, como o de acolher bem. A Europa está demonstrando que não acolhe bem imigrantes. Só os brasileiros não amam o Brasil. Não sou eu que digo isso, é Nelson Rodrigues. O Brasil não é popular no Brasil. Sobretudo entre a elite", disse. "Não é que o povo brasileiro tem complexo de vira-lata. São os intelectuais que têm. Um morador da favela não tem complexo de vira-lata."

Segundo o professor, a impressão externa deixada pelo impeachment de Dilma Rousseff é de que foi um golpe. "Mas eu acredito que a dinâmica mudou. Até o que se entendia como golpe mudou. Quando se diz essa palavra, se pensa em militares, de noite, com tanques. Mas um golpe se prepara também pelos jornais, pela televisão", avalia.

Apesar de defender o legado do ex-presidente Lula e de criticar a forma como o "mito" é tratado atualmente no país, De Masi diz que a corrupção não deve ser perdoada.

"A corrupção é sempre ruim, porém, se é na esquerda, é ainda mais grave. Sou de esquerda, mas se Dilma, se Lula, são julgados desonestos, têm que ser punidos."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo