Topo

Blog do Brasilianismo

Assessor econômico de Trump já defendeu investimentos dos EUA no Brasil

Daniel Buarque

10/11/2016 12h57

o professor Peter Navarro, da Universidade da Califórnia em Irvine

o professor Peter Navarro, da Universidade da Califórnia em Irvine

Um dos prováveis assessores econômicos do governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conhece bem a realidade econômica do Brasil, e tratou da situação do país em suas pesquisas e livros, defendendo que trata-se de uma das melhores economias do mundo –pelo menos até antes da crise.

Em uma entrevista concedida ao autor deste blog Brasilianismo em 2010, o professor Peter Navarro, da Universidade da Califórnia em Irvine, defendeu investimentos internacionais no Brasil e disse que o país permaneceria sendo o país mais importante da América Latina. Ele é apontado como um dos poucos nomes acadêmicos em um gabinete mais voltado a executivos no próximo governo, e sua visão pode ajudar a pautar a relação econômica entre os dois países nos próximos anos.

"A piada é que o Brasil tem um grande futuro e sempre terá. Parece que estamos saindo disso agora, pois o Brasil tem uma das melhores economias do mundo atual. Ele combina o tamanho e a emergência de um mercado forte com a capacidade de produzir commodities. Acho que o Brasil tem muito potencial para aproveitar esse mercado internacional e deve se consolidar como uma das principais economias do mundo", disse Navarro na entrevista, concedida durante a pesquisa para o livro "Brazil, um país do presente – a imagem internacional do 'país do futuro'".

Com doutorado em economia pela universidade de Harvard, Navarro é autor de vários livros voltados para a administração de dinheiro e os investimentos no mercado financeiro. Um dos mais destacados é "If It's Raining in Brazil, Buy Starbucks: The Investor's Guide to Profiting From News and Other Market-moving Events" (Se está chovendo no Brasil, compre Starbucks – Guia para investidores para lucrar com notícias e outros eventos de mudanças no mercado). O foco do livro é mostrar que as notícias internacionais podem ajudar a prever os comportamentos do mercado, apontando o relacionamento entre as empresas e os fatos ocorridos em todo o mundo. O exemplo do título é bem claro: chuva no Brasil baixa o preço do café, o que aumenta os lucros da Starbucks, e consequentemente o valor das suas ações.

Interessado na análise da importância do noticiário financeiro como indicação dos movimentos dos mercados internacionais, ele via um aumento do interesse global pelo Brasil em 2010, mas dizia que o país ia precisar definir de quem gostaria de se aproximar mais –dos EUA, ou da China.

"Há um aumento no conhecimento de que o Brasil é o país mais importante da América Latina, do ponto de vista dos negócios. Acho que a atenção da imprensa é importante e acaba ajudando nos negócios entre os dois países. Politicamente, entretanto, vai haver alguma tensão entre o Brasil, os Estados Unidos e a China. E o Brasil, que em algum ponto vai precisar escolher entre os dois, agora parece estar se aproximando mais da China", disse.

Na entrevista, Navarro contou que em suas palestras sobre mercado financeiro por todo o país sempre defendia o investimento no Brasil. "É importante ter uma diversificação geográfica de investimentos como parte da estratégia, e que é importante incluir investimentos na América Latina, o que sempre digo que significa olhar para o Brasil, pois o Brasil vai se sobrepor aos outros países da região por mais muitas décadas", explicou.

"Acho que a atenção ao Brasil agora tem a ver com o fato de que há um forte mercado emergente para produtos americanos, e é uma grande fonte de matérias primas e commodities agrícolas. Há questões políticas também, mas o importante é que não podemos ignorar o Brasil, que é o país mais importante da América Latina", disse.

Segundo ele, entretanto, o aumento do reconhecimento do Brasil na virada da década era limitado pelo fato de que o investidor americano não estava em uma situação muito boa – por conta da crise financeira iniciada em 2008

"O problema é que investidor Americano não está numa situação muito boa, e não está no melhor momento de atuação internacional. Houve um momento de atenção exagerada à China, seguido por uma crise, e acho que o Brasil ainda não recebe tanta atenção quanto seu mercado mereceria. Dito isso, sei que há investidores muito ativos na agricultura brasileira. Precisaríamos analisar setor por setor, mas no geral acho que poderia ter mais atenção ainda voltada ao país."

Ao lado de declarações dadas pelo presidente eleito no passado, estas são algumas sas primeiras pistas de como o próximo governo dos Estados Unidos vão pensar sobre as relações diplomática e econômica do país com o Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo