Topo

Blog do Brasilianismo

Eleição no Brasil revela raiva e desgosto em relação a políticos, diz 'WSJ'

Daniel Buarque

25/10/2016 18h33

Eleição no Brasil revela raiva e desgosto em relação a políticos, diz 'WSJ'

Eleição no Brasil revela raiva e desgosto em relação a políticos, diz 'WSJ'

O jornal de economia norte-americano "Wall Street Journal" diz que os brasileiros estão cansados de toda a classe política, e decidiram apostar em candidatos pouco convencionais e novos na eleição municipal deste ano.

"Em um padrão agora familiar ao de eleições e pesquisas na Europa e nas Américas, derrotas entre candidatos já conhecidos – e vitórias de candidatos renegados e de partidos novos – sugerem a raiva e o desgosto direcionado ao status quo político", diz a reportagem.

Segundo o texto, há uma rejeição à política, e isso acontece apesar de o governo do presidente Michel Temer garantir a investidores que o Brasil superou a crise e está aberto a negócios.

"O desencanto do eleitor com o governo federal, amplamente visto como corrupto e ineficiente, resultou na mais baixa taxa de reeleição na história do Brasil, além do grande número de eleitores registrados que não votaram ou votaram nulo", diz.

A crítica ao cenário político pode ser bem negativa para a imagem do país, já que o "WSJ" é lido por investidores, que podem ver na reportagem um retrato de um país incapaz de superar o turbilhão político em que parece preso há meses.

A crise de representação, diz o jornal, é um fenômeno internacional, mas o Brasil tem uma estrutura política que torna difícil acreditar que a aposta em novos candidatos gere uma renovação política.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo