Topo

Blog do Brasilianismo

Gray Newman: Dilma não é a única culpada pela crise econômica no Brasil

Daniel Buarque

13/10/2016 07h14

Gray Newman: Dilma não é a única culpada pela crise econômica no Brasil

Gray Newman: Dilma não é a única culpada pela crise econômica no Brasil

A ex-presidente Dilma Rousseff não é a única culpada pela crise econômica que se consolida como pior recessão da história do país, segundo o economista Gray Newman.

Em um artigo publicado na edição especial da revista americana "Americas Quarterly" sobre o Brasil, Newman diz que a ex-presidente até pode ter ajudado nos problemas econômicos, mas que achar que só ela é responsável pode atrapalhar na recuperação do país (o texto foi publicado também em português).

"A crise permanece sendo um dos capítulos mais mal compreendidos na história econômica recente do Brasil. E a incapacidade de entender o que realmente aconteceu, e por que, representa um risco significativo para as perspectivas de recuperação do país", diz.

Newman foi economista-chefe para a América Latina no banco Morgan Stanley e é professor da Universidade Columbia, nos EUA.

Para ele, o diagnóstico mais comum no país, de achar que a política econômica de Dilma causou os problemas do Brasil, é simplista e tem erros.

"Acredito que a política industrial de Dilma, e sua má gestão das contas fiscais, não foram as causas da situação desastrosa atual do Brasil. As políticas de Dilma, na verdade, foram respostas falidas a desafios muito mais graves enfrentados pelo país —que começaram se formar muitos anos antes da posse de Rousseff", explica.

Newman defende, por outro lado, que o país tem problemas estruturais, que já marcavam a economia do país mesmo nos períodos de crescimento e euforia.

"O maior obstáculo para o crescimento do Brasil tem muitas faces, mas pode ser resumido em uma única palavra: produtividade. (…) Eu tendo a ver isso como um desafio de três pontas, envolvendo o capital humano, o capital físico e o ambiente regulatório."

Para ele, até que o Brasil trabalhe para melhorar a produtividade, o país pode ficar preso a repetitivos ciclos de altos e baixos, mesmo que troque de presidente e de política econômica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo