Topo

Blog do Brasilianismo

Evento celebra brasilianista que profissionalizou ensino econômico no país

Daniel Buarque

05/10/2016 10h21

Evento celebra brasilianista que profissionalizou ensino econômico no país

Evento celebra brasilianista que profissionalizou ensino econômico no país

O brasilianista Werner Baer, morto em março, transformou o ensino e a pesquisa de economia no Brasil.

Por meio de trabalhos realizados no país a partir dos anos 1960, ele ajudou a moldar a estrutura do ensino e pesquisa econômicos nacionalmente, estabelecendo as bases para o que existe até hoje. Ao longo de cinco décadas, orientou e formou dezenas de profissionais, deixando como legado uma genealogia que aponta a existência de mais de 1.700 herdeiros acadêmicos do seu trabalho.

A atuação analítica de Baer já havia sido mencionada neste blog Brasilianismo após sua morte. Em entrevistas realizadas ao longo da última década, ele se mostrava sempre equilibrado e distante dos radicalismos que cercam a análise das oscilações das finanças do país.

Em um seminário dedicado a celebrar sua importância para a economia brasileira e a partir dos seus estudos para pensar saídas para a atual crise brasileira, alguns dos nomes mais importantes da pesquisa econômica do país destacaram a importância de Baer, que abriu horizontes do estudo acadêmico do Brasil e deixou um legado marcante nas universidades nacionais.

Realizado na quinta-feira (29/09) em um auditório do Senado, em Brasília, o Seminário de Economia Brasileira em Homenagem ao professor Werner Baer ganhou o título "E agora, Wener?", numa busca por respostas para resolver problemas atuais da economia a partir do seu trabalho. Além de um panorama crítico da situação atual, com indicações de possíveis caminhos para uma retomada da economia, os palestrantes ressaltaram a importância histórica de Baer para o país.

Arquiteto da formação

"Ele criou a profissão de economistas profissionais no Brasil", segundo Claudio de Moura Castro. Baer foi o arquiteto da máquina administrativa de formação de economistas, disse.

Sua atuação como pesquisador estrangeiro no país abriu horizontes e revolucionou o pensamento econômico brasileiro ao mudar a abordagem dos estudos dessa área e passar a cobrar pesquisas baseadas em números, o mundo real, além da teoria.

O professor Werner Baer (Ryan Fang/Universidade de Illinois)

O professor Werner Baer (Ryan Fang/Universidade de Illinois)

"Até os anos 1960, a formação dos economistas era baseada em economia política. Estávamos em Aristóteles, com boas ideias e teorias. Ali, passamos ao empirismo", explicou Castro.

Decano entre os participantes do evento, Paulo Haddad explicou que até a chegada de Baer no Brasil, apenas um terço do que os estudantes de economia estudavam no país era realmente economia. "Todo o resto era dominado por outros temas, como direito e contabilidade."

Segundo ele, a profissão de economista no Brasil é fruto de um projeto, e o professor Baer foi importante nisso, ajudando a implementar a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). "Ele construiu um projeto de modernização do ensino e pesquisa de economia no Brasil", disse Haddad.

Além do projeto local, Baer ajudou a desenvolver a estratégia de formar brasileiros no exterior para que desenvolvessem a área no Brasil.

Assim como demonstrou em sua avaliação mais recente sobre a economia brasileira, Baer também atuou para impulsionar a democracia de pensamento econômico do país, formando linhas variadas de pesquisas econômicas, segundo Haddad. Isso permitiu que as universidades nacionais atuassem em várias frentes e com diferentes doutrinas de pensamento econômico.

Seu trabalho para profissionalizar o estudo de economia no país acabou tendo um efeito nacionalizador, o que fez com que os brasilianistas passassem a ter um papel secundário, explicou Castro. Com o aumento no número de pesquisas "made in Brazil", se tornaram menos importantes os estudos como o que ele mesmo fazia, com base internacional.

"Até ele, os estrangeiros lideravam estudos sobre o Brasil, mas ele puxou o tapete de gente como ele mesmo", disse Castro.

baer2

Com várias passagens pelo Brasil, Baer foi professor de economia da Universidade de Illinois e autor de uma das principais obras internacionais sobre a economia brasileira: "The Brazilian Economy", cobrindo todo o desenvolvimento econômico do país desde períodos coloniais até o século XXI. Formado no Queens College e com mestrado e doutorado em Harvard, ele viveu no Rio de Janeiro e em Portugal, e recebeu título de doutor honoris causa de universidades como a Federal de Pernambuco e a do Ceará. Depois de ter começado sua carreira acadêmica pesquisando a Alemanha e Porto Rico, Baer se voltou para o Brasil no início dos anos 1960, discutindo relações entre inflação e crescimento econômico. Ele estudou ainda questões de nacionalismo brasileiro, desigualdades regionais e especialmente a industrialização do país.

Durante cinco décadas ajudando a desenvolver o estudo de economia no Brasil, Baer teve 107 alunos brasileiros nos Estados Unidos e orientou a formação de 86 doutores em economia.

Após sua morte, Baer tem 1.788 sucessores no Brasil atual, segundo uma análise de pesquisas realizadas entre 1990 e 2010, que mostra que ele deixou legado de "filhos", "netos", "bisnetos" e até "trinetos" acadêmicos.

O levantamento realizado por Eduardo Amaral Haddad, que também estudou com o brasilianista, traça a genealogia acadêmica de Baer, que deixou estas gerações de economistas brasileiros, sendo 107 "filhos acadêmicos", 917 "netos", 693 "bisnetos" e 71 "trinetos".

E agora?

Após a celebração da importância histórica e do legado do brasilianista, o seminário se voltou especialmente a tentar traçar caminhos a partir da obra de Baer para que o Brasil possa sair da atual crise econômica.

Segundo a ex-ministra Dorothea Werneck, o idealismo de Baer fez a atuação de economistas no país avançar muito desde os anos 1970, mas continua havendo uma batalha nos dias de hoje porque as visões acadêmica e tecnocrata da economia continuam muito separadas.

"É preciso aproximar os dois para que a academia contribua para políticas públicas", disse, ressaltando que no setor público, a velocidade dos projetos é muito maior, mas que a academia precisa formar gestores públicos.

Werneck criticou a crescente partidarização do serviço público no país, defendeu uma busca por maior eficiência do estado e propôs que a saída da atual crise depende de um tripé baseado em equilíbrio fiscal (receitas e gastos), volta ao federalismo e um trabalho para liberalizar regulamentações e burocracias.

Apesar da forte recessão no país, José Márcio Camargo defendeu que o governo de Michel Temer tem uma linguagem mais próxima da realidade dos economistas do que o da ex-presidente Dilma Rousseff, o que dá um pouco mais de previsibilidade.

Ainda assim, Camargo criticou problemas estruturais que tornam o Brasil "um inferno fiscal, trabalhista e de produtividade", o que afasta investidores

Para Edmar Bacha, a única alternativa possível para a crise é integrar a economia brasileira ao mundo. "O Brasil é um dos países mais fechados do mundo", criticou, indicando que o país tem a 7ª maior economia, mas apenas o 25º maior exportador.

Ele admite que o argumento pela integração é complexo, e "há oposição de interesses locais, pois os benefícios são de longo prazo, mas os custos são imediatos. Não o fazer, entretanto, é uma leitura simplista da história do país."

Mesmo sem uma receita óbvia para que o país se recupere da crise atual, o evento serviu para mostrar a importância de Baer na formação dos que pensam sobre a situação econômica do Brasil. Em um seminário marcados por momentos de forte emoção e nostalgia por parte dos participantes, o brasilianista e seu legado foram celebrados como uma base do pensamento econômico nacional.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo