Topo

Blog do Brasilianismo

Eleição no Brasil reflete encolhimento da esquerda latina, diz 'NY Times'

Daniel Buarque

04/10/2016 09h44

Eleição no Brasil marca encolhimento da esquerda latina, diz 'NY Times'

Eleição no Brasil marca encolhimento da esquerda latina, diz 'NY Times'

A esquerda da América Latina vive um mau momento, segundo reportagem do jornal americano "The New York Times", que avalia o resultado das eleições municipais no Brasil e do plebiscito sobre a paz na Colômbia.

"Em menos de um ano, eleitores frustraram movimentos de esquerda na Argentina, elegeram um ex-banqueiro de investimentos no Peru, enquanto parlamentares cassaram o mandato da líder de esquerda do Brasil", resume o jornal, que cita um analista e diz que o conservadorismo está em alta no continente.

Especificamente no Brasil, o jornal diz que a guinada à direita é acompanhada de uma crescente divisão política, marcada especialmente pela disputa em torno do impeachment de Dilma Rousseff.

Segundo a reportagem, são vários os fatores reponsáveis pela tendência política, como a economia, a expansão de movimentos religiosos e a insatisfação com o status quo.

"A grande queda dos preços das commodities erodiu o crescimento econômico na América Latina e o apoio a governos que esquerda que se apoiavam neles", explica.

A publicação faz uma ressalva, entretanto, de que muitas das políticas de esquerda que foram implementadas na região nas últimas décadas continuam tendo importância e popularidade, tanto que novos governos se demonstram favoráveis a políticas de combate à pobreza.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo