Topo

Blog do Brasilianismo

Politizada, Lava Jato chega perto do fim sem resultado claro, diz revista

Daniel Buarque

29/09/2016 07h14

Politizada, Lava Jato chega perto do fim sem um resultado claro, diz

Politizada, Lava Jato chega perto do fim sem um resultado claro, diz "America Quarterly"

A mesma revista estrangeira que colocou o juiz Sérgio Moro em sua capa vestido de "caça-corrupto", em alusão ao filme "Os Caça-Fantasmas", agora publica uma análise crítica e aprofundada dos caminhos tomados pela Operação Lava Jato, e vê a aproximação de um fim imprevisível para ela.

Segundo a avaliação da "Americas Quarterly", a investigação se tornou politizada, e é impossível prever onde ela vai acabar.

Segundo Brian Winter, editor da publicação que escreveu a ampla análise, a politização da Lava Jato ocorreu mais por necessidade do que por ser parte do plano da investigação.

"Diria que a politização do caso é exatamente o que permitiu que ela progredisse até onde foi sem ser interrompida por seus inimigos. Perversamente, também é o que vai começar a levar a investigação a seu fim, provavelmente nos próximos meses", diz.

Em sua avaliação, o processo cresceu por ter surfado na perseguição a políticos corruptos em um momento em que a população apoiava o caso e se mostrava insatisfeita com os governos. Isso permitiu a Lava Jato ter um alcance inédito e deu força e popularidade para que ela não fosse atrapalhada pelos políticos.

Os últimos encaminhamentos desse processo, entretanto, podem ter se tornado passos em falso, diz. A estratégia parece ter exagerado na politização no processo contra o ex-presidente Lula, que se desencadeou em críticas mais forte à operação, na tentativa do Congresso de mudar a lei contra caixa-dois de campanha e em novos erros no pedido de prisão de Guido Mantega.

"É difícil não ter a sensação de que a tendência da Lava Jato é perder força", diz.

Segundo Winter, a Lava Jato poderia ter material para processar todo o sistema político, mas provavelmente vai focar apenas em que acredita serem os líderes do esquema de corrupção.

"Isso é justo? Não, não é. Mas não é uma tática política – é uma tática investigativa clássica", diz. "Também pode ser a estratégia para que a Lava Jato tenha chances de deixar um legado forte e intacto."

"Mesmo se a Lava Jato não tiver um final de hollywood, a investigação mudou para sempre a cultura de impunidade no Brasil", defende.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo