Topo

Blog do Brasilianismo

Lula vira réu em julgamento politicamente carregado, diz mídia estrangeira

Daniel Buarque

21/09/2016 16h13

Lula vira réu em julgamento políticamente carregado, diz mídia estrangeira

Lula vira réu em julgamento politicamente carregado, diz mídia estrangeira

A decisão da Justiça de aceitar a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou uma das principais notícias sobre o Brasil no resto do mundo nesta semana. Com grande destaque nos principais veículos da imprensa estrangeira, a notícia foi analisada como sendo "o julgamento mais politicamente carregado da história moderna do Brasil", como descreveu o jornal britânico "The Guardian".

"A decisão de levar o julgamento adiante vem em meio a um período de intenso tumulto político e econômico, que foi exacerbado pelas investigações da Lava Jato e por uma conspiração para dar fim a 13 anos de governo do PT", explica o jornal. Segundo a reportagem, "o palco está montado".

guard

O "Guardian" avalia ainda que o governo Temer também está implicado em escândalos de corrupção e tem enfrentado uma série de protestos. "O julgamento de Lula pode aumentar a temperatura ainda mais", diz.

O "Financial Times" noticiou o fato de Lula ter se tornado réu e destacou que ele continua sendo bem avaliado por muitos brasileiros, mesmo com todas as acusações.

FT

"Apesar das acusações contra o carismático ex-metalúrgico e sindicalista, uma pesquisa do Datafolha mostrou, em julho, que ele ainda seria o candidato mais popular nas próximas eleições presidenciais, em 2018"

A revista de economia "Forbes" ressaltou que a notícia sobre o julgamento de Lula seria inimaginável dez anos atrás. "Mas este é o Brasil de 2016", diz.

Segundo a publicação, apesar de Lula exagerar ao se dizer a alma mais honesta do Brasil, ele "pode ter razão ao dizer que o processo judicial é politicamente motivado. "Hoje em dia no Brasil há pouco que não seja politicamente motivado", diz.

nyt lula

A motivação política tem destaque também em reportagem do francês "Le Figaro". "Vários observadores denunciaram a falta de fundamentos para as acusações contra Lula e a natureza política do processo", diz.

O "New York Times" diz que a decisão de tornar Lula réu ocorreu "em meio a um debate nacional sobre a possibilidade de os promotores estarem exagerando em seus esforços para envolvê-lo" nos escândalos de corrupção.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo