Topo

Blog do Brasilianismo

Após críticas nos Jogos, público da Paraolimpíada é elogiado no exterior

Daniel Buarque

15/09/2016 11h41

Após críticas nos Jogos, público da Paraolimpíada é elogiado no exterior

Após críticas nos Jogos, público da Paraolimpíada é elogiado no exterior

Alvo de críticas internacionais durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, especialmente por conta do excesso de vaias, o comportamento da torcida brasileira agora é apontado na imprensa estrangeira como marca do sucesso da Paraolimpíada.

"Apesar das previsões sombrias de que a Paraolimpíada seria um fracasso, o aumento do interesse transformou em um dos Jogos mais populares da história", diz reportagem do jornal britânico "The Guardian".

"A atmosfera é simplesmente a melhor que se pode imaginar", complementa uma entrevistada citada no texto.

O grande entusiasmo do público brasileiro é o foco da reportagem da agência Associated Press, publicada no jornal "The Washington Post". "Brasileiros, sendo brasileiros, animam o espírito paraolímpico", diz o título.

As reportagens estrangeiras destacam ainda o fato de que a diminuição dos preços dos ingressos permitiram que o público se transformasse em maior e mais variado, com mais famílias, mais idosos e crianças.

"Não é apenas que as pessoas estão indo até o Parque Olímpico, na periferia do Rio. É quem está indo – torcedores brasileiros, muitos em famílias e casais, aproveitando um dia de folga em um país ondem um quinto da população está abaixo da linha de pobreza", diz a AP.

O "Guardian" explica também que a atuação brasileira nos Jogos Paraolímpicos é mais bem sucedida do que na Olimpíada, com mais medalhas. Mas diz que o interesse tem sido atraído também por conta do alto nível de competições paraolímpicas.

"Os preços baixos ajudaram. (…) Mas os motivos do sucesso não são apenas econômicos", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo