Topo

Blog do Brasilianismo

Mídia estrangeira vê queda de arquiteto do impeachment na cassação de Cunha

Daniel Buarque

13/09/2016 11h06

Mídia estrangeira descreve queda de Cunha como 'arquiteto do impeachment'

Mídia estrangeira descreve queda de Cunha como 'arquiteto do impeachment'

"O político que liderou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi retirado do poder", diz o começo da reportagem da rede de TV norte-americana CNN sobre a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha.

Este é o tom dominante na cobertura internacional sobre a decisão da Câmara para que Cunha deixe a política brasileira por quase uma década. Ele é descrito em vários veículos internacionais como o "arquiteto" do impeachment, e volta a ser comparado ao personagem Frank Underwood, da série "House of Cards".

"Por 450 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções, os deputados votaram pela cassação daquele que foi o grande maestro da destituição da presidente Dilma Rousseff. Inelegível até janeiro de 2027, Eduardo Cunha deve se tornar um cidadão obrigado a responder à Justiça comum", diz reportagem do francês "Le Monde".

Na cobertura estrangeira é possível ver que a derrocada de Cunha é colocada em uma perspectiva geral de luta da política brasileira contra a corrupção.

"A sangria política do Brasil fez mais uma vítima de grande porte na segunda, quando a Câmara de Deputados votou para expulsar seu ex-presidente Eduardo Cunha por corrupção e obstrução da Justiça", diz o britânico "The Guardian".

Segundo o "New York Times", a decisão da Câmara reflete o quanto a classe política brasileira está à beira do abismo por conta dos enormes escândalos de corrupção.

"A expulsão de Cunha da Câmara que ele antes comandava, considerado um dos mais poderosos políticos até alguns meses atrás, mostra que o turbilhão político está longe de se resolver", diz.

A cobertura estrangeira da queda de Cunha difere da feita a respeito do impeachment de Dilma. Enquanto as reportagens internacionais sobre a ex-presidente questionavam o processo e apontavam que ela não era acusada de corrupção, no caso de Cunha a imprensa estrangeira é bem explícita ao associá-lo a grandes escândalos.

Em entrevista à RFI, o geógrafo Hervé Théry, diretor de pesquisas Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, avaliou que a cassação de Cunha faz a balança pesar a favor da ex-presidente: "Na verdade, o próprio Cunha declarou que se o cassarem, isso dá razão para o PT, pois o afastando reforçam a tese do PT de que houve golpe", disse. Segundo ele, a cassação de Cunha pode ser fim de um ciclo político.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo