Topo

Blog do Brasilianismo

Em editorial, 'Guardian' diz que queda de Dilma foi marcada por injustiça

Daniel Buarque

01/09/2016 06h50

Em editorial, 'Guardian' diz que queda de Dilma foi marcada por injustiça

Em editorial, 'Guardian' diz que queda de Dilma foi marcada por injustiça

Jogar sobre a presidente cassada, Dilma Rousseff, toda a responsabilidade pelos problemas do Brasil e achar que a saída dela resolve esses problemas é uma interpretação simplista e dissimulada, diz um editorial publicado pelo jornal britânico "The Guardian" no dia da votação do impeachment no Senado brasileiro.

O jornal foi o primeiro grande veículo internacional a se posicionar institucionalmente em editorial depois da aprovação do impeachment.

Segundo o texto de opinião da publicação, mesmo que sem entrar no mérito da acusação de que o impeachment é um golpe, "é difícil ignorar o grau de injustiça dessa queda brutal: Dilma nunca foi pessoalmente acusada de se beneficiar da corrupção (ela foi julgada por maquiar o orçamento do Estado), ao contrário de dezenas de políticos brasileiros – muitos dos quais votaram pela sua saída", diz.

O "Guardian" compara a história de Dilma no governo e sua queda à história do próprio Brasil. "O maior país da América do Sul, antes aplaudido por sua crescente influência e sua luta contra a pobreza, agora lida com tensões políticas que levaram ao fim dos 13 anos de governo do PT."

Seguindo a linha crítica comum à imprensa internacional e a analistas estrangeiros, o "Guardian" criticou o sistema político brasileiro como um todo.

"O Brasil é agora uma nação altamente polarizada, e seus cidadãos estão profundamente divididos, mas eles querem uma classe política que restaure a confiança pública necessária para lidar com os principais desafios do país. Se o novo presidente, Michel Temer – que liderou os ataques contra Dilma – pode satisfazer essas expectativas é a próxima grande questão."

A avaliação de que o impeachment foi um processo injusto com Dilma, e uma farsa política, também ganhou espaço na imprensa alemã. O site em português da rede alemã "Deutsche Welle" reuniu as principais avaliações da mídia daquele país, indicando críticas a Temer e ao processo político do Brasil.

"Não é preciso ser um apoiador de Dilma, de Lula ou do PT para constatar: essa mulher foi vítima de uma injustiça histórica", avaliou a "Spiegel".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo