Topo

Blog do Brasilianismo

Jornalistas estrangeiros reclamam de problemas de organização na Olimpíada

Daniel Buarque

23/08/2016 13h36

Jornalistas estrangeiros reclamam de problemas de organização na Olimpíada

Jornalistas estrangeiros reclamam de problemas de organização na Olimpíada

A cobertura da Olimpíada na imprensa internacional alternou as fortes críticas antes do evento com elogios pela bela festa ao fim dos Jogos – O Rio superou as expectativas, segundo o relato final.

Internamente, entretanto, muitos estrangeiros que trabalharam na cobertura jornalística olímpica no Rio se mostraram insatisfeitos com a organização e a estrutura montada para eles.

O UOL fez uma enquete com dez desses estrangeiros de diferentes países: Japão, China, Coreia do Sul, Holanda, Inglaterra, França, Itália, Senegal, Austrália e Estados Unidos. Em comum, quase todos criticaram a estrutura de trabalho, especialmente o transporte, e a organização do evento – e acharam o povo a melhor coisa da cidade.

Por mais que possa soar corporativista, se a intenção dos Jogos era fazer com que a imprensa mostrasse uma boa imagem do Rio, seria de bom tom pensar no trabalho dos jornalistas que fariam isso. Não precisava mimar essas pessoas, mas facilitar a vida dos jornalistas estrangeiros podia deixá-los com humor um pouco melhor, e acabar tendo efeito indireto, se refletindo no tom das reportagens sobre a cidade.

Veja abaixo alguns destaques dos depoimentos.

"Rio perdeu a oportunidade de usar a marca dos Jogos e mostrar a cidade melhor do que ela é" – Duncan Mackay, Inside The Games, Inglaterra.

"Eu acho que os Jogos Olímpicos são muito grandes para o Rio. (…) Eu acho que Rio é ótimo para se passar as férias, mas não para os Jogos." – Hendrik Stouwdam, NRC Handelsblad, Holanda

"Não estou satisfeito. Como os ônibus não são pontuais, a gente tem que esperar uma hora às vezes, é diferente de outros Jogos como em Pequim, por exemplo. Acho que se melhorassem isso seria melhor. Eu tenho que acordar muito, muito cedo para não perder as competições porque os ônibus não são pontuais." – Gong Bing, Xinhua, China

"Há tantos problemas pequenos acontecendo todo dia e coisas que podem ser evitadas se tudo tivesse sido feito antes e tivesse tido mais tempo para testar as coisas. Os serviços para as pessoas, as funções das pessoas, como operar o transporte, a segurança." – Wakako Yuki, Yomiro Shimbun, Japão.

Leia todos os depoimentos na reportagem do UOL

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo