Topo

Blog do Brasilianismo

'Economist': Olimpíada não vai interromper décadas de declínio do Rio

Daniel Buarque

29/07/2016 08h57

'Economist': Olimpíada não vai interromper décadas de declínio do Rio

'Economist': Olimpíada não vai interromper décadas de declínio do Rio

A Cidade Maravilhosa é um ótimo cenário, mas não chega a ser uma "grande cidade", segundo uma reportagem publicada na revista "The Economist".

Às vésperas do início da Olimpíada, a publicação trata do constante declínio econômico e social do Rio de Janeiro desde os anos 1960 e diz que mesmo que dê tudo certo nos Jogos, a cidade não vai conseguir mudar seu rumo.

"A realização bem-sucedida dos Jogos pode melhorar o ânimo do Rio. Mas não vão ser suficientes para transformar a economia da cidade. O cenário espetacular faz as pessoas quererem visitar, mas vai ser preciso mais do que a luta contra o crime, melhor administração fiscal e serviços públicos melhores para fazer as pessoas quererem ficar. Até que as lideranças ofereçam isso, o Rio não vai ser uma grande cidade, mas apenas um ótimo cenário para uma", resume a revista.

A longa reportagem aponta os anos 1960, e a construção de Brasília, como a origem de muitos dos problemas econômicos do Rio.

"A perda do status de capital foi um golpe do qual foi difícil se recuperar", diz.

Desde então, indica uma gráfico usado pela publicação, a economia entrou em declínio e vários outros problemas, como a violência urbana, se intensificaram.

"Além do bacanal anual do carnaval, o Rio não achou uma vocação para substituir a burocracia e os mercados", diz.

Segundo a revista, havia esperança de que a Olimpíada – junto à exploração do pré-sal – pudesse ser um catalisador de melhoras nos serviços públicos e na economia, mas as coisas não caminharam como esperado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo