Topo

Blog do Brasilianismo

CNBC: Brasil pechincha, mas estoura orçamento da Olimpíada em meio a crise

Daniel Buarque

27/07/2016 17h19

CNBC: Brasil pechincha, mas estoura orçamento da Olimpíada em meio a crise

CNBC: Brasil pechincha, mas estoura orçamento da Olimpíada em meio a crise

O orçamento estourado e a crise econômica no país podem até esconder, mas o Rio de Janeiro pechinchou na organização dos Jogos Olímpicos, segundo uma reportagem do canal de economia norte-americano CNBC – a justificativa da análise é histórica.

"Na média, desde 1960, países gastaram US$ 5,2 bilhões em valores ajustados pela inflação para sediar os Jogos Olímpicos, e estouraram o orçamento em 176%", diz a reportagem. No Brasil, explica, os custos atingiram US$ 4,6 bilhões, um estouro de 51% no orçamento original.

Essa "economia" não significa tanto uma vitória para o país, que enfrenta uma série de problemas a uma semana da Olimpíada. A CNBC lista as adversidades enfrentadas pelo país, e destaca especialmente os contratempos de infraestrutura e a falta de segurança.

"A profunda recessão do Brasil pode significar que sua economia está menos preparada para lidar com o curto do que outras nações que sediaram os Jogos", complementa.

A CNBC usa dados de um estudo da Universidade de Oxford sobre os custos dos Jogos. Este levantamento indica que, embora menor do que o estouro de orçamento de outros países, o Brasil está numa situação difícil economicamente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo