Topo

Blog do Brasilianismo

Em carta, congressistas dos EUA criticam 'ameaça' à democracia do Brasil

Daniel Buarque

26/07/2016 17h48

latime

Uma carta escrita por um grupo de 40 políticos norte-americanos do Partido Democrata expressa uma "profunda preocupação" com ameaças à democracia brasileira.

Enviada nesta semana e endereçada ao secretário de Estado do país, John Kerry, a carta pede que ele não apoie o governo do presidente interino Michel Temer.

O grupo questionou o julgamento político que resultou no afastamento de Dilma Rousseff. Segundo a agência de notícias Efe, esta é a primeira vez em mais de duas décadas que congressistas dos Estados Unidos se pronunciam em um tom preocupante sobre a política e a qualidade democrática brasileira.

"Pedimos o máximo cuidado em suas relações com as autoridades interinas do Brasil e que se abstenha de fazer declarações ou ações que possam ser interpretadas como um apoio à campanha pelo julgamento político contra a presidente Dilma Rousseff", pediram os congressistas ao secretário de Estado, segundo a Efe.

Segundo reportagem publicada pelo jornal "Los Angeles Times", o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Luiz Alberto Figueiredo Machado, pediu que membros do Congresso dos EUA não assinassem a carta. Ele defendeu que o processo de impeachment segue a lei do país.

Segundo a carta, houve uma apropriação do poder por parte de políticos que não foram capazes de ganhar nas urnas" e o governo dos EUA deveria pronunciar-se contra a farsa antidemocrática no país.

"Este é um momento-chave no qual os gestos diplomáticos e as declarações pronunciadas nos Estados Unidos terão verdadeiras consequências para o Brasil, seu futuro como democracia, e para todo o mundo", avaliou a congressista de Ohio, Marcy Kaptur.

"Com o Brasil sob o foco noticioso como anfitrião dos Jogos Olímpicos, devemos ser extraordinariamente conscientes e cuidadosos de apoiar os valores e princípios democráticos", acrescentou Kaptur.

Segundo a Efe, um porta-voz do Departamento de Estado confirmou o recebimento da carta e disse que será respondida.

"Estamos convencidos de que o Brasil resolverá seus desafios políticos de forma democrática e através de seu marco constitucional", afirmou o porta-voz, ao acrescentar que o Departamento de Estado "continua acompanhando os eventos políticos" no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo