Topo

Blog do Brasilianismo

Problemas no Rio levam a comparações com caos em Jogos de Sochi, na Rússia

Daniel Buarque

25/07/2016 20h20

Problemas no Rio levam a comparações com caos em Jogos de Sochi, na Rússia

Problemas no Rio levam a comparações com caos em Jogos de Sochi, na Rússia

Os problemas registrados na vila olímpica do Rio de Janeiro nos últimos dias, a menos de duas semanas do início dos Jogos, começaram a gerar comparações com o caos visto nos Jogos de Inverno em Sochi, em 2014, na Rússia.

Um texto publicado na revista "Foreign Policy" levantou a semelhança, e questionou se seria possível pensar que o Rio seria tão ruim assim.

A publicação foi atrás de casos registrados na Rússia, e lembrou de problemas em banheiros, caos em hotéis e várias outras adversidades encontradas pelos atletas.

A comparação é interessante do ponto de vista da imagem internacional do Brasil. Na virada da década, o país viu uma melhora na forma como era visto no resto do mundo. Isso acontecia em parte porque o Brasil era comparado a outros países emergentes, especialmente Rússia, Índia e China, parte dos chamados BRIC.

Na análise paralela entre essas nações, o Brasil era visto como uma democracia Ocidental mais estável, mais fácil de entender e lidar e com menos miséria e corrupção do que os outros. Assim o país se destacava, mesmo que tivesse um crescimento econômico relativamente menor.

Por este ponto de vista, o caos registrado na Olimpíada de inverno de Sochi pode fazer com que a imagem dos Jogos no Rio tenham um atenuante, e nem sejam vistos como tão problemáticos assim.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo