Topo

Blog do Brasilianismo

'Espírito do Brasil' pode salvar Olimpíada do Rio, diz 'USA Today'

Daniel Buarque

25/07/2016 14h59

'Espírito do Brasil' pode salvar Olimpíada do Rio, diz

'Espírito do Brasil' pode salvar Olimpíada do Rio, diz "USA Today"

Enquanto tudo parece dar errado e o noticiário internacional expõe uma sucessão de falhas na organização dos Jogos Olímpicos do Rio, um jornal norte-americano se apega ao exemplo da Copa do Mundo de 2014 para indicar que, no fim, tudo pode dar certo.

Para o "USA Today", o "espírito do Brasil" pode salvar os Jogos do Rio.

"Estádios não são construídos com sorrisos, mas as lembranças, sim. Este lugar e seus moradores capturam os corações daqueles que se aventuram aqui de formas que nem mesmo os visitantes entendem completamente", diz o texto assinado por Martin Rogers.

Rogers não escreve baseado em ilusões. Ele está no Rio, e reconhece muitos dos problemas que têm tido destaque na imprensa internacional às vésperas da Olimpíada: crise política, impeachment, recessão, corrupção, problemas na infraestrutura do evento, falência do Rio de Janeiro, violência e zika. Ainda assim, demontra otimismo.

"Se houvesse competições para eficiência, cumprimento de promessas, planejamento e capacidade de gerar confiança na comunidade internacional, o Rio não chegaria nem perto do pódio de nenhuma delas", diz.

"Ainda assim esta cidade carnavalesca tem um fator significativo a seu favor que lhe dá a chance de ser palco de um evento ao fim do qual não vamos mais falar sobre tudo o que deu errado. Isso graças à personalidade do seu povo, o calor e paixão e amor pela vida", diz.

A avaliação pode soar um tanto estereotipada, é verdade, mas vale lembrar que o turismo em ampla medida é construído por clichês, e que são os visitantes que vão consolidar uma imagem final para o evento – e os efeitos dele na imagem do país.

Foi assim também na Copa, é importante frisar. Em 2014, a cobertura internacional anterior ao evento também foi muito crítica, mostrando problemas do país, falhas e desvios no planejamento. Após o início do evento, entretanto, a narrativa foi substituída por uma de festa, reforçando o estereótipo do Brasil no resto do mundo.

Rogers destaca essa comparação, e deixa claro que sabe que a crise brasileira é muito maior hoje do que em 2014, mas ainda assim aposta na festa para que o Brasil deixe de lado a preocupação.

"O Brasil continua sendo um lugar rico, mesmo enquanto seu sistema financeiro caminha para a ruína. E por esta razão, mesmo com todos os problemas, dores de cabeça, má administração e drama, a Olimpíada do Rio não está perdida", diz.

O otimismo do artigo do "USA Today" vai no sentido contrário ao de alguns analistas.

Segundo o pesquisador Peter Hakim, presidente emérito do think tank Inter-American Dialogue, mesmo que a Olimpíada aconteça de forma perfeita, "o Brasil vai ficar com sua imagem manchada", disse, em texto publicado no site "Brink News".

"O ex-presidente Lula queria a Olimpíada para o Brasil porque quase todos os grandes países do mundo sediaram os Jogos. Ele sabia que traria enorme publicidade para o Brasil e colocaria o país numa vitrine. O que ele não podia saber era que a imagem mostrada seria tão negativa, que o Brasil cairia tanto e tão rapidamente", explicou.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo