Topo

Blog do Brasilianismo

Sérgio Amaral: Imagem do Brasil no exterior depende da sua imagem interna

Daniel Buarque

20/07/2016 11h27

Sérgio Amaral: Imagem do Brasil no exterior depende da imagem interna

Sérgio Amaral: Imagem do Brasil no exterior depende da imagem interna

A imagem que o Brasil projeta no exterior é um reflexo da imagem que existe dentro do próprio país. Base de muitas pesquisas sobre "nation branding" e "competitive identity", esta avaliação foi incorporada pelo diplomata Sérgio Amaral, indicado pelo presidente interino, Michel Temer, para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", Amaral avaliou os principais desafios da diplomacia brasileira em tempo de crise, e deu a entender que é normal que a imagem do país sofra enquanto há problemas internos no Brasil.

"A gente precisa ter presente que a imagem do país fora depende muito da imagem dele aqui. Nós temos um processo de normalização, e tendo maior serenidade nas relações entre os poderes, é natural que isso vai se refletir no exterior", disse Amaral.

"O segundo ponto importante é que haja uma recuperação da economia brasileira. Tudo isso vai contribuir para despertar maior interesse sobre o Brasil", continou.

Segundo ele, o Itamaraty pode ajudar também, acelerando o processo mediante uma presença maior nos debates sobre o Brasil em Washington.

"Quero ter na embaixada um espaço de debate sobre Brasil, e o único pedido que eu fiz Itamaraty foi a restauração do auditório da embaixada para isso", disse.

Ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Amaral falou sobre negociações com os EUA, parcerias de mercado, debates sobre vistos e sobre o longo sonho brasileiro de ter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU

"O Conselho de Segurança é uma legítima aspiração do Brasil por seu peso político e econômico. Agora precisa ver qual é o momento oportuno, porque, em governos passados, fizemos enorme investimento em recursos humanos e mesmo econômicos e não tivemos qualquer resultado. Quando essa oportunidade se mostrar um pouco mais evidente, o governo deve se empenhar por isso", disse.

Leia a entrevista completa na "Folha".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo