Topo

Blog do Brasilianismo

Peter Hakim: Mesmo que dê tudo certo, Olimpíada manchará a imagem do Brasil

Daniel Buarque

14/07/2016 17h43

Peter Hakim: Mesmo que dê tudo certo, Olimpíada manchará imagem do Brasil

Peter Hakim: Mesmo que dê tudo certo, Olimpíada manchará imagem do Brasil

Nenhuma edição dos Jogos Olímpicos até hoje aconteceu em um país em situação tão turbulenta quanto o Brasil em 2016. Mesmo assim, tudo deve correr bem, defendeu em artigo o pesquisador Peter Hakim, presidente emérito do think tank Inter-American Dialogue.

O problema, segundo ele, é que mesmo que a Olimpíada aconteça de forma perfeita, "o Brasil vai ficar com sua imagem manchada", disse, em texto publicado no site "Brink News", que publica análises de risco internacional (e que é ligado ao grupo da revista "The Atlantic").

"O ex-presidente Lula queria a Olimpíada para o Brasil porque quase todos os grandes países do mundo sediaram os Jogos. Ele sabia que traria enorme publicidade para o Brasil e colocaria o país numa vitrine. O que ele não podia saber era que a imagem mostrada seria tão negativa, que o Brasil cairia tanto e tão rapidamente", explicou.

Hakim segue o modelo tradicional da imprensa internacional às vésperas da Olimpíada a lista os problemas do país: crise política, impeachment, recessão, corrupção, problemas na infraestrutura do evento, falência do Rio de Janeiro, violência e zika.

Segundo ele, milhares de jornalistas vão estar no Rio atento a tudo o que acontece dentro e fora dos locais de competição.

A cobertura estrangeira, ele diz, vai tratar dos problemas de hoje, sem levar em consideração que o país avançou muito nos últimos 30 anos. "A pobreza, a desordem e os riscos físicos aos brasileiros comuns vão ser amplamente documentados", disse.

A análise é parecida com o que disse o prefeito do Rio de Janeiro em entrevista ao jornal britânico "The Guardian" no início da semana.

O prefeito reconheceu que o momento de crise transformou a Olimpíada em uma "oportunidade perdida" para o Brasil, mas tentou dar um tom otimista para o evento. "Com todas essas crises políticas e econômicas, todos esses escândalos, não é o melhor momento para estar nos olhos do mundo. Isso é ruim", disse Paes.

De fato, os problemas do Rio e dos Jogos já dominam a atenção da imprensa estrangeira, que tem sido muito crítica. Um dos focos da cobertura é a questão da segurança, mas é comum que as reportagens listem os problemas do país.

Nas últimas semanas, houve até um aumento dos textos sugerindo o cancelamento do evento no Rio, como um artigo publicado pelo site da rede norte-americana Fox e outro, publicado no começo do ano, pela revista de economia "Forbes".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo