Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'New York Times': Brasil vive uma epidemia de violência contra gays

Daniel Buarque

05/07/2016 11h13

Deu no 'New York Times': Brasil vive epidemia de violência homofóbica

Deu no 'New York Times': Brasil vive epidemia de violência homofóbica

Os brasileiros estão enfrentando uma epidemia de violência contra homossexuais, e o país já é o que tem o maior número de mortes de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, segundo uma reportagem publicada pelo jornal norte-americano "The New York Times".

"Quase 1.600 pessoas morreram em ataques motivados por ódio nos últimos quatro anos e meio", diz a publicação.

O jornal compara a situação com o que aconteceu nos Estados Unidos em junho, quando um ataque em uma boate gay de Orlando deixou dezenas de mortos.

Segundo o "NYT", é ainda mais difícil compreender esses dados de violência no Brasil por conta da "imagem de sociedade tolerante e aberta" que o país tem. "Um país que aparentemente alimenta expressões de liberdade sexual durante o carnaval e que tem a maior parada gay do mundo em São Paulo", diz.

O jornal destaca que o país de fato avançou na aprovação de medidas que buscam oferecer maior igualdade à população LGBT, como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"Alguns especialistas alegam que políticas de um governo liberal podem ter ido muito à frente das tradições sociais. A violência contra gays pode ser ligada à cultura de machismo e a uma marca de cristianismo evangélico, exportada pelos EUA, que faz oposição aberta à homossexualidade", diz.

Em uma reportagem longa, o "NYT" discute a tolerância e os avanços políticos em defesa de minorias no país, mas indica que ainda há uma forte tradição religiosa e machista contra os gays. O texto ouve políticos e ativistas e mostra que o Brasil vive entre a defesa da liberdade e a opressão por grupos violentos.

O texto trata ainda a questão de segurança durante os Jogos Olímpicos, tema que tem recebido muita atenção da imprensa internacional a um mês do evento que vai levar milhares de estrangeiros ao Rio de Janeiro.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo