Topo

Blog do Brasilianismo

Desordem domina preparativos para Olimpíada, diz humorista na TV dos EUA

Daniel Buarque

29/06/2016 12h50

Desordem domina preparativos para Olimpíada do Rio, diz humorista na TV dos EUA

Desordem domina preparativos para Olimpíada do Rio, diz humorista na TV dos EUA

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vão acontecer em menos de dois meses, "ou nunca", ironizou o humorista norte-americano Stephen Colbert, apresentador do programa Late Show, na TV dos EUA. Em um segmento nesta semana, o apresentador listou muitos dos problemas que afligem os preparativos para a Olimpíada, e deixou claro que a desordem está tomando conta no Brasil.

"O governador do Rio disse ontem que a Olimpíada poderia ser um grande fracasso, o que é uma melhora. Até ontem, parecia que seria uma grande catástrofe", disse.

colberttO humorista falou sobre a violência, por exemplo, e disse que o slogan de campanhas de turismo no Brasil vai mudar para: "Brasil, venha pelos esporter, fique porque você morreu". E ressaltou que a situação é ainda pior por conta de protestos da polícia local, que diz estar despreparada para garantir a segurança do evento.

Segundo Colbert, o símbolo dos Jogos do Rio vai mudar: Em vez de três pessoas dando as mãos, vai haver duas pessoas assaltando uma outra.

Colbert falou ainda sobre a epidemia de zika, a morte da onça em evento oficial, sobre a poluição na baía da Guanabara e sobre as suspeitas de corrupção. Segundo ele, muitos dos locais dos Jogos não foram terminados, disse, "possivelmente porque mais de US$ 10 bilhões em contratos para obras foram destinados a apenas cinco empresa, todas elas sob investigação por corrupção, o que levou executivos a serem presos e processados. O lado positivo para eles é que os presídios não ficarão prontos até 2036."

O segmento de piadas durou quase cinco minutos, mostrando uma imagem negativa do Rio e do Brasil, o que tem ganhado força na imprensa internacional nos últimos dias.

O site jornalístico norte-americano "Vox" mostrou nesta semana que o Rio "está passando por um outro grande projeto: escondendo e removendo os pobres da vista dos visitantes", diz. Um vídeo começa mostrando o muro construído para bloquear a vista da Maré para quem vai do aeroporto do Galeão à Zona Sul, onde ficam as praias.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo