Topo

Blog do Brasilianismo

Estudo indica que há áreas de governo brasileiro mais imunes à corrupção

Daniel Buarque

21/06/2016 11h35

Estudo indica que há áreas de governo brasileiro mais imunes à corrupção

Estudo indica que há áreas de governo brasileiro mais imunes à corrupção

Um amplo estudo acadêmico internacional avaliou a política brasileira e indicou que, ao contrário do que pode parecer em meio aos crescentes escândalos que aparecem a cada dia, há áreas no governo brasileiros que são mais imunes e resistentes à corrupção.

A avaliação partiu de dados de 326 mil funcionários públicos do Brasil mediu a capacidade de 95 das mais importantes instituições federais do país para indicar a competência, a autonomia e independência dessas agências.

"Maiores capacidade e autonomia reduzem a corrupção", diz o trabalho. Um dos segredos para alcançar um menor índice de corrupção, complementa, é reduzir a dominação partidária das instituições.

O estudo indicou que a Controladoria Geral da União, por exemplo, tem uma alta pontuação tanto em capacidade quanto em autonomia política.

"Entender o atual estado das coisas no Brasil significa entender que porções do governo têm probabilidade maior de funcionar do que outras, e quais são mais suscetíveis à corrupção", diz um resumo do estudo, publicado pelo jornal norte-americano "The Washington Post".

"A pesquisa se propõe a mostrar como o Brasil pode evitar escândalos futuros, pela melhoria ou eliminação de agências que incluem grandes números de indicados políticos e portanto mais vulneráveis à corrupção", explica.

O texto é assinado por três pesquisadores, autores do trabalho acadêmico sobre corrupção e o funcionamento da política brasileira.

Matthew M. Taylor é professor da American University, em Washington, DC. e autor de vários estudos internacionais sobre democracia e corrupção no Brasil. Katherine Bersch é pesquisadora do Centro para a Democracia, o Desenvolvimento e as Leis na universidade Stanford University. E Sérgio Praça é professor da FGV.

Segundo eles, medir a capacidade e a autonomia das instituições é fundamental para entender a corrupção na política brasileira.

"Baseado em dez anos de relatos na mídia sobre corrupção, descobrimos que agência dominadas por um único partido têm maior probabilidade de ter corrupção", explica o estudo.

A reportagem no jornal americano repete ainda um tema constante na cobertura internacional da crise brasileira: a ideia de que o sistema político brasileiro é disfuncional e de que osistema eleitoral do país contribui para a corrupção.

O texto descreve o presidencialismo de coalizão, no qual o líder do governo precisa conquistar o apoio de um grande número de parlamentares para poder governar de fato.

"O presidente do Brasil tem algumas ferramentas para segurar esta coalizão, incluindo forte poder de decreto, poder orçamentário e de veto. Mas o sistema significa que os aliados na coalizão muitas vezes também esperam favores políticos, como a escolha de cargos públicos e, como escândalos recentes mostraram, pagamentos por fora", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo