Topo

Blog do Brasilianismo

Audiência no Congresso dos EUA discute a violência policial no Brasil

Daniel Buarque

07/06/2016 20h10

Congresso dos EUA discute violência policial no Brasil

Congresso dos EUA discute violência policial no Brasil

O Congresso dos Estados Unidos vai realizar uma audiência sobre a violência policial no Brasil, especialmente o aumento de registro de execuções extrajudiciais.

"Por anos o país vem sofrendo com o registro de uso excessivo da força pela polícia militar, incluindo assassinatos e execuções extrajudiciais", diz o texto de apresentação da audiência.

Leia também: Violência policial é uma das mais fortes imagens do Brasil no exterior

O evento em Washington, DC. é organizado pela Comissão de Direitos Humanos Tom Landos, um grupo bipartidário estabelecido na Câmara dos EUA em 2008. Segundo a comissão, há uma escalada desse tipo de violência no Rio de Janeiro, o que pode estar relacionado com a Olimpíada.

"Homicídios causados por intervenção policial aumentaram significativamente em 2015 e continuam crescendo em 2016. Abusos muitas vezes acontecem em torno de grandes eventos esportivos", diz.

A comissão ressalta ainda que as principais vítimass são jovens negros, e que o país tem problemas levando os crimes à Justiça.

"Uma cultura de impunidade prevalece: Poucos casos são investigados, e menos ainda viram processos, aumentando assim a desconfiança entre a polícia e aqueles que eles deveriam proteger", explica.

A comissão norte-americana já realizou uma audiência semelhante em 2010, quando foram discutidos os abusos aos direitos humanos no Brasil.

Quase todas as semanas é possível ler relatos na imprensa internacional a respeito das violações aos direitos humanos e a brutalidade dos agentes de segurança, que em contrapartida são vistos como incapazes de diminuir a enorme onda de violência que asssusta a sociedade.

Na mídia internacional, a violência policial foi tratada como "epidemia" pela revista "Foreign Policy". Os policiais já foram associados a "assassinatos em série" pela revista "The Economist". Já foi dito que é uma força policial "rápida no gatilho". Já se comparou a ações de terror, e não são raras as definições como "fora de controle" para a violência policial.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo