Topo

Blog do Brasilianismo

Afastada do poder, Dilma é excluída de ranking das mulheres mais fortes

Daniel Buarque

06/06/2016 21h21

Afastada do poder, Dilma é excluída de ranking das mulheres mais fortes

Afastada do poder, Dilma é excluída de ranking das mulheres mais fortes

Afastada do poder, a presidente Dilma Rousseff também saiu do ranking das mulheres mais poderosas do mundo pela revista "Forbes". A brasileira não é mencionada na lista publicada nesta semana, depois de aparecer entre os primeiros lugares nas edições anteriores.

Dilma estreou na lista antes mesmo de se tornar presidente, em 2010, na 95ª posição. Meses depois, se elegeu presidente do Brasil pela primeira vez. Subiu para o terceiro lugar em 2011, seu primeiro ano de mandato, e manteve a posição no ano seguinte.

Seu auge no índice foi em 2013, quando ficou em segundo lugar, apenas atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel (que faz em 2016 sua 11ª aparição na lista, tendo ficado na primeira posição em dez das ocasiões).

Em 2014, Dilma caiu para a 4ª posição, e no ano passado foi a 7ª da lista.

O último ranking de poder divulgado pela "Forbes", em novembro do ano passado, listava pessoas de ambos os sexos, e Dilma aparecia ainda com alguma relevância, em 37º lugar.

Além da ausência de Dilma no ranking divulgado nesta semana, nenhuma Brasileira aparece entre as cem mais poderosas do mundo.

Em 2014, a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, chegou à 16ª posição do ranking. No mesmo ano, a modelo Gisele Bündchen, que aparecia na lista desde 2010, tinha ficado em 89º lugar.

Com informações da "Folha de S.Paulo"

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo