Topo

Blog do Brasilianismo

'Nova política externa' de Serra recebe elogios na mídia estrangeira

Daniel Buarque

20/05/2016 16h24

'Nova política externa' de Serra recebe elogios na mídia estrangeira

'Nova política externa' de Serra recebe elogios na mídia estrangeira

A "nova política externa" anunciada pelo recém-empossado ministro das Relações Exteriores, José Serra, recebeu elogios em artigos publicados nesta semana na imprensa internacional. Segundo os colunistas Andrés Oppenheimer, do jornal americano "Miami Herald", e Mac Margolis, do "Bloomberg View", as propostas de Serra geram otimismo para a diplomacia brasileira.

A nova administração do Itamaraty é um dos pontos positivos do novo governo, segundo texto de Margolis publicado no site de artigos da rede de notícias de economia "Bloomberg".

Com Serra, diz, o governo interino mostra que perdeu a paciência com a diplomacia "tendenciosa e de poucos resultados" do Brasil.

'Nova política externa' de Serra recebe elogios na mídia estrangeira

'Nova política externa' de Serra recebe elogios na mídia estrangeira

Segundo Margolis, os anos de governo do PT na Presidência criaram uma política externa que tentou afastar o Brasil dos Estados Unidos e buscar em outros países emergentes apoio para impulsionar a importância internacional do Brasil.

"O sinal para países em desenvolvimento na América Latina e além gerou bons discursos, mas trouxe pouco progresso em comércio, desenvolvimento econômico e integração regional", diz o artigo.

O novo ministro das Relações Exteriores muda isso, argumenta Margolis. "Serra deixou claro em um discurso que as 'novas relações exteriores' seriam guiadas por interesses nacionais e não mais pelos de um governo", diz.

A mudança ideológica do Itamaraty também foi aprovada por Oppenheimer, que entrevistou Serra pessoalmente. "Minha opinião: As relações exteriores do Brasil provavelmente vão mudar para melhor. Sob Dilma e Lula, o Brasil fecou os olhos para abusos de direitos humanos", diz.

Em texto publicado no site do jornal da Flórida, ele disse que a posse de Serra representa que o país não vai mais apoiar de forma incondicional países com "regimes autoritários" como Cuba e Venezuela.

"O novo governo brasileiro planeja mudar o foco das relações internacionais para a expansão de laços econômicos e a defesa dos direitos humanos", diz.

"Agora, enquanto o governo Temer vai focar em limpar a bagunça econômica deixada por Dilma e sua prioridade intenacional vai ser promover as exportações brasileiras, o Brasil provavelmente ter uma diplomacia menos guiada por ideologias, mais afinada com a das democracias ocidentais", completa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo