Topo

Blog do Brasilianismo

Noam Chomsky: 'Gangue de ladrões' afastou Dilma da Presidência

Daniel Buarque

17/05/2016 16h07

Noam Chomsky: 'Gangue de ladrões' afastou Dilma da Presidência

Noam Chomsky: 'Gangue de ladrões' afastou Dilma da Presidência

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um "golpe brando" liderado por uma "gangue de ladrões", segundo o linguista norte-americano Noam Chomsky, ícone do pensamento de esquerda.

"O que está acontecendo no Brasil é extremamente infeliz em muitos sentidos", disse Chomsky em entrevista ao site norte-americano "Democracy Now".

Ele criticou o envolvimento do PT em escândalos de corrupção, mas ressaltou que o partido venceu as eleições e foi afastado por uma elite que o detesta.

"Dilma talvez seja a única política no poder que não roubou para se enriquecer e está sendo retirada do poder por uma gangue de ladrões que o fez", disse.

Ele também minimizou o uso das pedaladas fiscais como motivação do impeachment. "A elite detesta o Partido dos Trabalhadores e está usando esta oportunidade para se livrar do partido que venceu as eleições. Eles não querem esperar novas eleições, que eles provavelmente perderiam, e estão querendo se livrar do PT, explorando a recessão econômica, que é séria, e o grande escândalo de corrupção que foi exposto", disse.

Chomsky falou ainda sobre as crises políticas no Brasil e a influência dos Estados Unidos sobre a América Latina. Segundo ele, nos últimos anos os EUA foram afastados da região, e passaram a ter menos influência política e capacidade reduzida de se envolver com tomadas de poder semelhantes às do passado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo