Topo

Blog do Brasilianismo

'Washington Post': Fantasmas do passado assombram impeachment de Dilma

Daniel Buarque

11/05/2016 07h16

Deu no 'Washington Post': Fantasmas do passado assombram impeachment de Dilma

Deu no 'Washington Post': Fantasmas do passado assombram impeachment de Dilma

As sombras do golpe militar de 1964 e a ditadura instalada por mais de duas décadas marcam o debate sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em votação no Senado brasileiro nesta semana. Uma reportagem do jornal norte-americano "The Washington Post" tratou desse "fantasma" que assombra a realidade atual do país.

"Quando Dilma e seus aliados falam sobre golpe isso reflete o legado mal resolvido de uma ditadura de duas décadas cujos crimes nunca foram punidos. Mas, de acordo com seus críticos, também aponta para sua auto-imagem como heroína trágica em uma longa luta para elevar o cidadão comum", diz o jornal.

Segundo a reportagem, as acusações de que o impeachment é golpe soam abstratas para a população insatisfeita com seu governo. "Dentro do Partido dos Tratalhadores, no entanto, seu impedimento é visto como um golpe em parte porque envolve muitos dos mesmos atores que atuaram pela retirada do presidene João Goulart em 1964", diz, citando a Rede Globo como o mais proeminente dos atores em ação contra a presidente.

O "Washington Post" fala ainda sobre atores que têm defendido a ditadura, como o deputado Jair Bolsonaro. "Eles veem a ditadura como um tempo de 'ordem e progresso"', diz o jornal, que cita a "ignorância histórica" em relação ao período.

O jornal também cita um pesquisador que diz que falar em golpe é uma forma de o governo Dilma evitar assumir seus erros, e se colocar como puros e inocentes alvos de um golpe de corruptos que querem tomar o poder.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo