Topo

Blog do Brasilianismo

'Confusão' é o tema da cobertura internacional da anulação do impeachment

Daniel Buarque

09/05/2016 18h00

'Confusão' é o tema da cobertura internacional da anulação do impeachment

'Confusão' é o tema da cobertura internacional da anulação do impeachment

Se, para quem é brasileiro, é difícil entender o que está acontecendo, para quem tenta traduzir a realidade brasileira para o resto do mundo, a confusão é ainda maior.

As notícias sobre a anulação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, e a decisão do presidente do Senado de manter o encaminhamento do processo foram replicadas rapidamente no exterior, mas o tom geral ainda é de que a situação é caótica demais para tomar qualquer coisa como definitiva.

Por mais que os veículos de comunicação brasileiros tenham sido rápidos em publicar listas de repercussão internacional do noticiário desta tarde, a impressão é de que ninguém – nem no Brasil, nem fora – sabe exatamente o que se passa na política brasileira.

A confusão é ainda maior pela velocidade com que as notícias estão se sucedendo. Historicamente, a mídia internacional costuma ser mais lenta e mais analítica ao tratar dos fatos do Brasil na imprensa do resto do mundo. É um tempo que normalmente os correspondentes levam para conseguir apurar, processar os fatos e traduzir os acontecimentos para quem não conhece tão bem a realidade brasileira. Quando o ritmo do noticiário fica acelerado assim, tudo fica mais complicado.

"A política da confusão no Brasil", diz o título mais recente da revista "The Atlantic". "Caos no Brasil pela 'anulação' do impeachment de Dilma Rousseff", publicou o jornal britânico "Telegraph". "Votação do impeachment de Dilma é anulado, e oa legislagura do Brasil é jogada no caos", diz o "Guardian", em algumas das primeiras reações no resto do mundo.

A semana começou com os principais jornais internacionais noticiando a votação do impeachment no Senado, marcada para começar na quarta-feira, mas no meio da tarde tudo mudou. Aos poucos, as agências de notícias foram traduzindo as primeiras notícias, e os correspondentes começaram a tentar explicar o que acontece.

Com o tempo, com certeza vão surgir textos e análises mais aprofundados com o olhar estrangeiro. Por enquanto, o domínio é do tom de estranhamento e confusão. O mesmo estranhamentos e a mesma confusão que também toma a maioria dos brasileiras, diga-se.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo