Topo

Blog do Brasilianismo

'Piauí': Governo acompanha cobertura da crise em 91 veículos internacionais

Daniel Buarque

07/05/2016 20h38

Deu na 'Piauí': Governo acompanha repercussão da crise em 91 publicações internacionais

Deu na 'Piauí': Governo acompanha repercussão da crise em 91 publicações internacionais

Uma reportagem publicada no site da revista "Piauí" diz que o governo brasileiro está atento à intensa cobertura que a imprensa internacional vem fazendo da crise no país. Segundo a revista, "o governo está acompanhando a repercussão dos acontecimentos em mais de 91 publicações internacionais".

A informação comprova a permanente obsessão dos brasileiros com a imagem internacional do país, e atesta ainda a importância dada pelos políticos envolvidos na atual disputa pelo poder à narrativa que o mundo vai desenvolver sobre o que acontece no Brasil.

A "Piauí" fala em um aumento do interesse da imprensa internacional pelo Brasil (apesar de não apresentar dados que comprovem isso) e traça um pequeno histórico do aumento do número de correspondentes internacionais no país.

"A despeito da atual ebulição do noticiário, não é de hoje que o interesse da imprensa estrangeira pelo Brasil vem aumentando, como atesta o crescimento do número de correspondentes internacionais lotados no país. Até 2007, havia dois clubes de imprensa estrangeira: um no Rio, outro em São Paulo. Agora Brasília já tem o seu. Várias agências de notícias também aportaram, sendo que a Bloomberg lançou até mesmo um serviço em português", diz.

Segundo a "Piauí", mesmos as publicações estrangeiras que estavam instaladas no país antes de 2007 reforçaram seus quadros e passaram a contratar profissionais brasileiros para melhor explicar o país a seus leitores.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo