Topo

Blog do Brasilianismo

Recuperação argentina e crise brasileira alimentam rivalidade, diz 'FT'

Daniel Buarque

05/05/2016 07h47

Recuperação argentina e crise brasileira alimentam rivalidade, diz 'Financial Times'

Recuperação argentina e crise brasileira alimentam rivalidade, diz 'Financial Times'

As duas maiores economias da América Latina têm inveja uma da outra. Enquanto uma inveja a forma como a outra faz reforma econômica, a outra queria lidar com a corrupção como a primeira o faz, diz uma reportagem do jornal de economia "Financial Times". Segundo a publicação, a recuperação da Argentina e a crise brasileira alimentam a rivalidade entre os dois países.

"A Argentina é a nova favorita entre investidores. O vizinho Brasil, por contraste, era o querido de ontem e está mergulhado em recessão, crise política e um escândalo de corrupção tão grande que mandou algumas das pessoas mais poderosas do país para a prisão", compara a reportagem.

Segundo o "FT", os dois países sempre tiveram inveja um do outro, mas a rivalidade está crescendo com a atual situação.

"O Brasil, para a irritação de alguns argentinos, tem um Judiciário ferozmente independente que está investigando a corrupção na Petrobras", diz, indicando que os argentinos têm inveja da força das instituições brasileiras. "A Argentina, enquanto isso, tem o que muitos brasileiros querem desesperadamente: um governo reformista", complementa.

Apesar da inveja mútua, o "Financial Times" não vê chances de um país seguir imediatamente os modelo do vizinho. Enquanto as instituições argentinas sofrem com crise de legitimidade, o jornal rejeita a hipótese de que o vice-presidente, Michel Temer, possa ser o reformista esperado pelo Brasil, dados os desafios ainda à frente no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo