Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Folha': Imprensa internacional não chama impeachment de golpe

Daniel Buarque

29/04/2016 09h37

Deu na 'Folha': Imprensa internacional não chama impeachment de golpe

Deu na 'Folha': Imprensa internacional não chama impeachment de golpe

A "Folha de S.Paulo" fez um importante levantamento do posicionamento editorial dos principais veículos da imprensa internacional a respeito do processo de impeachment no Brasil. Em tempos de propagação de boatos na internet, a avaliação de 11 dos principais jornais e revistas do mundo mostra que não houve uma defesa formal do impeachment, mas também não se aceitou abertamente a retórica de que destituir Dilma Rousseff seria golpe. No fundo, a mídia estrangeira tem feito um balanço muito crítico do processo de impedimento e de todo o sistema político do país.

"A Folha avaliou editoriais de 11 dos principais veículos de mídia estrangeira. Os editoriais transmitem a visão institucional dos jornais. Não foram analisados artigos assinados, que refletem apenas a opinião do autor do texto, nem reportagens, que devem contemplar todos os lados envolvidos em determinada questão, sem emitir opinião", explica o texto da repórter especial Patrícia Campos Mello.

Leia também: A importância da imagem do Brasil que repercute na imprensa internacional

Este blog Brasilianismo tem acompanhado diariamente a publicação de reportagens e editoriais internacionais sobre o impeachment, mas ainda não havia compilado os mais recentes textos sobre a avaliação do impeachment para avaliar o tom geral da imprensa mundial.

O jornal avaliou o que foi publicado no "Financial Times", no "Guardian", na "Economist", no "New York Times", no "Washington Post", na "Spiegel", no "Miami Herald", "El País", "La Nación", "Le Monde" e cita ainda o "Wall Street Journal" e "Süddeutsche Zeitung".

Muitas das publicações admitem que o impeachment está sendo uma forma de retirar do poder uma presidente pouco popular, mas contra quem não há acusações de corrupção – apenas as pedaladas fiscais.

Entre as avaliadas, as publicações alemãs, diz a "Folha", são os que mais se aproximam do discurso de que impeachment seria golpe.

"O correspondente do jornal alemão "Süddeutsche Zeitung" foi o que chegou mais próximo de classificar o impeachment de 'golpe'. Em artigo de opinião intitulado 'Quase um golpe: o processo contra a presidente é errado', Boris Herrmann afirma que a palavra golpe não é "necessária nem adequada", mas que o processo tem 'contornos golpistas'. 'A tentativa de se livrar de uma presidente eleita' não é 'processo democrático'."

"Outro correspondente no Brasil de veículo alemão, Jens Glüsing da revista 'Der Spiegel', diz: 'Partidários de Lula alertam para um 'golpe não tradicional' contra a democracia. Não dá para dizer que essa preocupação seja totalmente descabida', declara."

Ao selecionar os veículos de imprensa "de referência" internacional, a "Folha" deixou de lado jornais e revistas mais partidários dos movimentos de esquerda, que veem denunciando o processo para destituir a presidente. A rede venezuelana Telesur, por exemplo, ataca veementemente o "golpe" contra Dilma. O mesmo pode ser lido, por exemplo, em sites como "Sputnik", "La Izquierda Diario", "Cubanet" e "Counterpunch".

A própria "Folha", é importante ressaltar, já criticou o processo de impeachment de Dilma, mas defende que ele segue as regras constitucionais e não pode ser chamado de golpe. O jornal defendeu, em editorial, a renúncia tanto da presidente quanto do seu vice, Michel Temer, bem como o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo