Topo

Blog do Brasilianismo

Harold Trinkunas: Crises enfraquecem aspirações globais do Brasil

Daniel Buarque

25/04/2016 09h33

Harold Trinkunas: Crises enfraquecem aspirações globais do Brasil

Harold Trinkunas: Crises enfraquecem aspirações globais do Brasil

As persistentes crises política e econômica que atingem o Brasil, e que não têm um fim em vista, enfraquecem as aspirações globais do Brasil e seu poder de influência internacional. A avaliação é de Harold Trinkunas, chefe do setor da América Latina no centro de estudos Brookings, em Washington, DC.

Trinkunas é um dos autores do livro "Aspirational Power: Brazil's Long Road to Global Influence", que vai ser lançado em breve e que trata das ambições do país em política internacional. Em um artigo publicado no site do think tank Brookings, ele comenta o processo de impeachment de Dilma Rousseff (que afirma não ser um golpe), e indica os impactos do processo para a diplomacia brasileira.

Segundo ele, o processo de retirada de Dilma está apenas começando, e deve se arrastar por longos meses. "Enquanto a crise continua, a influência global e regional do Brasil sofre", diz. Sua avaliação é que a situação não será totalmente resolvida antes da eleição presidencial de 2018.

Isso acontece porque a política externa do Brasil é muito baseada no soft power, o poder de convencimento e atração pelo modelo político, econômico, social e cultural do país.

"O atual turbilhão no Brasil sem dúvida enfraquece a capacidade de atração internacional do modelo do país. Mas mesmo perto de casa, a distração política e a recessão econômica no Brasil tem efeitos nos parceiros comerciais do Mercosul. E a incerteza política sobre quem vai ser o próximo presidente do Brasil dificulta o trabalho da diplomacia brasileira em manter seu papel de líder entre os parceiros da América do Sul", explica.

Apesar da previsão crítica para os próximos anos, Trinkunas alega que não há dúvidas de que o Brasil vai acertar seu rumo no longo prazo, reforçando seu desenvolvimento econômico e sua influência global.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo