Topo

Blog do Brasilianismo

Matthew Taylor: Políticos podem ser execrados, mas impeachment é legítimo

Daniel Buarque

19/04/2016 07h10

Matthew M. Taylor: Impeachment é legítimo, mesmo que atores políticos não sejam

Matthew M. Taylor: Impeachment é legítimo, mesmo que atores políticos não sejam

O processo institucional para retirar Dilma Rousseff da Presidência é legítimo, mas isso não quer dizer que os atores políticos que participaram dele, os deputados que votaram pelo impeachment, tenham autoridade para isso.

A avaliação é de Matthew M. Taylor, professor da American University, em Washington, DC. e autor de vários estudos internacionais sobre democracia e corrupção no Brasil, como "Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability" (Corrupção e democracia no Brasil: a luta por fiscalização), e "Judging Policy: Courts and Policy Reform in Democratic Brazil" (Julgando política: Tribunais e reforma política no Brasil democrático).

Para ele, o impeachment gera um dos maiores estresses na democracia do Brasil em sua história, mas não é um golpe.

"Precisamos separar o processo institucional dos atores políticos. O processo tem legitimidade, mesmo que muitos dos atores, não. Mesmo Cunha, com todos os seus problemas, seguiu as regras institucionais. Os políticos podem ser execrados, mas o processo foi correto", disse.

"Por mais que as pessoas possam reclamar de políticos como Temer e Cunha, não houve quebra institucional, o que é bom para a democracia do país. Mesmo assim, sabendo que não há anjos nas instituições, o fato é que elas funcionam razoavelmente bem em resolver os conflitos da sociedade. Há espaço para descontentamento com os atores dentro das instituições, mas as instituições estão funcionando."

Para ele, o processo mostra força dessas instituições. "Tudo correu dentro da normalidade."

Taylor concedeu entrevista ao autor deste blog Brasilianismo na noite de domingo, como parte da apuração para a reportagem sobre a opinião dos brasilianistas sobre o impeachment, para a "Folha de S.Paulo".

Leia também: 'Folha': Para brasilianistas, impeachment gera estresse para a democracia

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo