Topo

Blog do Brasilianismo

Marshall Eakin: Tragédia do Brasil é que a corrupção é parte do sistema

Daniel Buarque

14/04/2016 08h22

Marshall Eakin: Tragédia do Brasil é que a corrupção é parte do sistema

Marshall Eakin: Tragédia do Brasil é que a corrupção é parte do sistema

A crise política brasileira se aproxima de um ponto crítico com a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Enquanto o país assiste ao processo dividido esperança e a irritação com o lado oposto, o problema do Brasil pode ir muito além da definição de um nome para a Presidência.

Capa do livro

Capa do livro "Brazil: The Once and Future Country", de Marshall Eakin

"A tragédia do Brasil é que a corrupção há muito tempo é parte do sistema, e se espalhou", disse, em entrevista ao autor deste blog Brasilianismo, o historiador norte-americano Marshall Eakin.

Eakin é um dos nomes mais importantes da mais recente onda de estudos brasileiros nos EUA. Professor da Universidade Vanderbilt, no Tenessee, ele idealizou a criação da Brasa, a Associação de estudos brasileiros nos EUA, grupo que reúne mais de 600 pesquisadores e da qual foi secretário-executivo.

Segundo ele, o fato de Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, que está liderando o processo de impeachment, já ter sido manchado por claras e substanciais denúncias de corrupção torna o processo ainda mais desanimador.

"O nível de corrupção que está sendo descoberto pelas investigações não me surpreende, mas é espantoso. O PT aumentou a escala monetária da corrupção (especialmente pelo escândalo da Petrobras), mas políticos de quase todos os setores do espectro político estão envolvidos", diz, alegando não ver claras alternativas aos políticos que estão ligados ao status quo.

Eakin falou sobre a disputa registrada no congresso da Brasa, entre o final de março e o início de abril, quando a decisão de apoiar um manifesto contra o impeachment e em defesa da democracia criou um racha dentro da associação de brasilianistas.

Segundo ele, houve debates intensos. Enquanto alguns defendiam o texto por serem ligados a grupos de apoio ao governo do PT, outros estavam preocupados que o processo para retirar Dilma do poder estava sendo encaminhado sem a devida transparência e legalidade, o que poderia danificar o sistema político do país. "Esta é a minha principal preocupação", disse.

Para Eakin, a polarização política entre brasilianistas existe de forma natural, mas não é tão grave quanto pode parecer. "Assim como no Brasil, suspeito que há uma vasta gama de opiniões entre os brasilianistas a respeito da atual crise política no Brasil. Mas duvido que as opiniões sejam tão polarizadas como estão no Brasil", disse.

Ele rejeitou a ideia de que brasilianistas têm uma relação mais distante, e por isso objetiva, sobre o país. "Não acho que sejamos nada mais objetivos de que os brasileiros. Temos o luxo de que este não é o nosso sistema político e de não sermos participantes diretos como cidadãoes e eleitores, mas nos preocupamos profundamente com o Brasil", explicou.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo