Topo

Blog do Brasilianismo

Brian Winter: Mercado vive fervor em se livrar do PT rapidamente

Daniel Buarque

07/04/2016 12h21

Brian Winter: Mercado vive fervor em se livrar do PT rapidamente

Brian Winter: Mercado vive fervor em se livrar do PT rapidamente

O vice-presidente da Americas Society e editor-chefe da revista "Americas Quarterly",  Brian Winter, foi o mais recente entrevistado do escritório brasileiro da rede britânica BBC na série de análises de brasilianistas sobre a atual crise brasileira. Segundo ele, o mercado vive um fervor em se livrar do PT rapidamente, e não tem levado em conta uma série de fatores e incertezas que cercam um cenário pós-impeachment no país.

A avaliaçã0 de Winter tem sido corroborada por outros analistas internacionais. Sem confiança na economia brasileira, o mercado internacional desistiu de esperar por uma retomada, ou por ações do governo Dilma, e já aposta em uma mudança política para poder injetar ânimo financeiro no país, explicou o pesquisador de economia da América Latina no banco Barclays Bruno Rovai. "O ponto principal é que qualquer retomada de crescimento econômico depende de uma retomada da confiança dos empresários. O mercado espera uma mudança de governo, e espera que isso traga mais confiança" , explicou Rovai em entrevista recente ao blog Brasilianismo.

Winter tem acompanhado de perto as reviravoltas da política brasileira. Ele participou de um debate recente, nos EUA, em que avaliou o noticiário político e econômico do país e indicou que há espaço para mudanças radicais no curto prazo. "Parece inteiramente possível que até o fim do ano o Brasil pode ter um novo presidente", disse.

Ex-correspondente internacional no Brasil, México e Argentina por dez anos, Winter também ressalta que a retomada do crescimento e dos investimentos estrangeiros passa por reformas estruturais dolorosas e impopulares.

Veja abaixo alguns trechos da entrevista

Leia a entrevista completa na BBC Brasil

Pergunta – Na sua opinião como os últimos desdobramentos da crise política e econômica no Brasil devem impactar os rumos do país e como estão sendo enxergados por outros países?
Brian Winter – O que está acontecendo no país neste momento em termos de instabilidade política e derrocada econômica só pode ser comparado ao que vi na Argentina em 2001 e 2002, mas ainda acho que o que aconteceu na Argentina na época do default (calote da dívida) foi pior do que o que ocorre no Brasil agora. Acho que para o Brasil há uma esperança de que o país saia deste processo mais forte, com uma economia mais sólida e uma cultura mais forte do Estado de direito e transparência. E isso é muito diferente do que aconteceu na Argentina. Quinze anos após o default os argentinos ainda não se recuperaram totalmente da crise.

Apesar da crise, o Brasil merece um crédito enorme pelo que ocorreu nos últimos anos. Foram 40 milhões de pessoas saindo da pobreza e uma visível queda no nível de desigualdade. Dito isso, o país chegou a um ponto agora em que deve focar no futuro. Em meio à crise, você ouve pessoas do governo falando como se estivessem citando os "melhores sucessos" de 2009, se apoiando em grandes feitos de sete anos atrás, quando o momento atual exige olhar para frente.

Pergunta – E com um eventual governo Temer, no cenário pós-impeachment, quais seriam as reais possibilidades de implementar reformas, retomar o crescimento e atrair investimentos estrangeiros, como apostam líderes empresariais e grande parte do mercado?
Brian Winter – Vai depender muito de como Dilma e o PT vão reagir ao impeachment caso ela seja de fato afastada. O quanto o PT está disposto a "botar fogo na casa" antes de sair pela porta? Quais serão as metas fiscais no momento em que ele assumir? Quantos e quais sindicatos estarão nas ruas? O MST estará acampado em frente ao Planalto? Veremos piquetes de rua em São Paulo, Rio e Brasília, como na Argentina? São questões que serão decididas por Dilma, Lula, CUT, sindicatos e movimentos sociais nas próximas semanas, de acordo com o resultado do processo de impeachment.

Quanto ao Congresso acho que Temer teria relativo apoio, e teria que lidar com o empresariado que estará faminto por suas políticas. De forma geral acho que ele teria apoio das elites e da classe média, e até de parte da classe trabalhadora. As pesquisas de opinião têm mostrado que os mais pobres têm apoiado o impeachment tanto quanto os mais ricos. Eu acho que a reação negativa poderá vir essencialmente dos grupos que tradicionalmente se alinham ao PT.

Os obstáculos são um grande risco que muitos investidores não estão levando em conta neste momento. Há um fervor em se livrar do PT rapidamente e o mercado acredita que, filosoficamente, um governo Temer seria mais voltado ao empresariado. Eles estão certos, mas esquecem de levar em conta a dúvida sobre o apoio popular e as condições necessárias para começar a colocar a casa em ordem.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo