Topo

Blog do Brasilianismo

Entrevistas do governo a estrangeiros mostram tensão com mídia nacional

Daniel Buarque

30/03/2016 08h13

Entrevistas de Lula e Dilma a estrangeiros evidencia relação ruim com mídia nacional

Entrevistas de Lula e Dilma a estrangeiros evidencia relação ruim com mídia nacional

As entrevistas concedidas pela presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a jornais estrangeiros evidenciam o momento ruim da relação entre o governo e a imprensa nacional. O clima de "hostilidade" foi percebido especialmente na conversa dos jornais de outros países com Lula, que atacou o jornalismo político do Brasil.

O jornal espanhol "El País" foi uma das publicações que percebeu os problemas na relação entre o governo e a imprensa, e tratou a entrevista de Lula como sintoma do estado das relações entre o governo e a imprensa nacional. O jornal mexicano "El Universal" chegou até mesmo a usar a questão da relação com a mídia em sua manchete: "Lula: Imprensa geram no Brasil clima similar ao da Venezuela", diz, em comparação com a forte tensão política no país governado por nicolás Maduro.

A relação entre governo e imprensa foi tema de reportagem publicada no Brasil pelo jornal "O Globo", que analisou as diferentes versões da entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a jornalistas estrangeiros, no início da semana. Segundo o jornal, a conversa com Lula rendeu diferentes relatos sobre as declarações, indo "de olhares mais críticos a abordagens menos incômodas".

A entrevista de Lula ocorreu dias depois de a presidente Dilma Rousseff falar com a mídia internacional, no que está sendo visto como uma tentativa de amplificar a versão do governo para a crise política. "Dois pilares compõem o plano: os argumentos em defesa da continuidade do mandato da presidente Dilma Rousseff e a resposta às denúncias que recaem sobre o ex-presidente", diz "O Globo".

O jornal brasileiro destacou ainda pontos das reportagens do "The New York Times" e do "Guardian" apresentaram contrapontos que põem em dúvida a estratégia de massificar a reprodução de pontos de vista favoráveis a Lula e ao governo. "O 'Guardian' afirmou que o ex-presidente não conseguiu explicar como ele e Dilma comandaram o país sem notar que 'enormes esquemas de corrupção' financiavam campanhas eleitorais de grandes partidos.

Dilma concedeu entrevista coletiva a correspondentes de seis jornais estrangeiros e reforçou a ideia de que não vai renunciar ao seu mandato. "Por que querem minha renúncia? Por que sou uma mulher fraca? Não sou", disse, em conversa de mais de uma hora foi concedida a repórteres do francês "Le Monde", do norte-americano "The New York Times", do argentino "Pagina 12″, do espanhol "El País", do inglês "The Guardian" e do alemão "Die Zeit". Dias depois, Lula reuniu mais de 20 jornalistas estrangeiros para dar entrevista.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo