Topo

Blog do Brasilianismo

Brasilianistas criam manifesto contra 'ameaça à democracia' do país

Daniel Buarque

29/03/2016 06h54

Brasilianistas criam manifesto contra 'ameaça à democracia' do país

Brasilianistas criam manifesto contra 'ameaça à democracia' do país

Um grupo de estrangeiros que estudam o Brasil em universidades do exterior criou um manifesto na internet contra o que veem como uma "séria ameaça" à democracia brasileira na realidade política atual do país.

"Nós abaixo assinados, acadêmicos, estudantes e pesquisadores especialistas em estudos latino-americanos vivendo e trabalhando nos Estados Unidos, Europa e outras partes do mundo, estamos alarmados com a situação política no Brasil, que gera uma séria ameaça à democracia", diz o texto publicado na internet.

O manifesto foi criado pelo brasilianista James N. Green, que recentemente deu uma entrevista à rede BBC apontando a possibilidade de impeachment como uma ameaça à democracia. Green é um dos principais estudiosos da relação entre Estados Unidos e Brasil durante o regime militar, e é um dos responsáveis por mostrar que houve uma oposição à ditadura brasileira em setores da academia e das artes nos EUA – em manifestos semelhantes ao que ele coloca no ar agora. Sob este ponto de vista, o olhar externo é importante para poder colocar luz sobre a realidade do país.

O documento conta com a assinatura de mais de 1.300 pessoas, incluindo 51 acadêmicos estrangeiros que estudam a América Latina. Ele foi lançado em 24 de março e é endereçado ao "povo brasileiro". Entre os que subscrevem o documento, estão intelectuais dos EUA, da França, do México e de Portugal. Também há brasileiros, como o historiador Sidney Chalhoub, que atualmente leciona na Universidade Harvard.

Segundo o texto, ainda que o combate à corrupção seja legítimo e necessário para melhorar a democracia brasileira, "no clima político atual, há sério risco de que a retórica anticorrupção esteja sendo utilizada para desestabilizar um governo recém-eleito democraticamente, agravando a séria crise política e econômica do país".

"Hoje, todos os que acreditam em um Brasil democrático precisam se pronunciar contra essas medidas arbitrárias que ameaçam erodir o progresso feito nas últimas três décadas", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo