Topo

Blog do Brasilianismo

'Folha': Israel investe para apoiar onda de imigrantes brasileiros no país

Daniel Buarque

29/02/2016 09h41

Reportagem da "Folha de S.Paulo" diz que o governo de Israel vai investir o equivalente a R$ 1,2 milhão para apoiar a imigração de brasileiros para o país.

Desde o ano passado, veículos da imprensa israelense têm divulgado notícias relativas a um grande aumento da imigração de brasileiros para o país. Em agosto, o "Haaretz", por exemplo, dizia que uma média de 200 a 250 judeus brasileiros se mudam para Israel a cada ano, mas que em 2015 o número já chegava a 500. O motivo para a "alta histórica", segundo o jornal, é especialmente a violência e a criminalidade nas cidades brasileiras.

"Enquanto o antissemitismo tem sido um motivo importante para o aumento da imigração de judeus da França recentemente, este não é o caso do Brasil, onde judeus raramente se sentiram perseguidos. Eles se sentem ameaçados, entretanto, pelo aumento da criminalidade, que pode afetar desproporcionalmente os judeus por causa da sua relativa visibilidade entre as classes altas do Brasil", dizia o "Haaretz".

A "Folha" diz que foi confirmado o aumento de 58% no número de novos imigrantes brasileiros em 2015, em comparação com o ano anterior (de 308 para 486), alega ainda que a previsão é de que esse número deve chegar a cerca de 750 neste ano, e explica que a verba do governo servirá para programas de recolocação profissional.

Leia a reportagem completa no site da 'Folha'

Apesar de jornais locais de Israel destacarem a preocupação dos brasileiros com a violência, a "Folha" diz que o principal motivo para a migração é a crise econômica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo