Topo

Blog do Brasilianismo

Escândalos simbolizam que Brasil derrotará corrupção, diz revista canadense

Daniel Buarque

29/02/2016 15h53

Escândalos simbolizam que Brasil está derrotando a corrupção, diz revista canadense

Escândalos simbolizam que Brasil está derrotando a corrupção, diz revista canadense

As notícias diárias sobre escândalos reforçam internacionalmente a imagem de que o Brasil é um país totalmente corrupto. Segundo uma revista canadense especializada em direito e negócios, as coisas não são bem assim, e este é um momento histórico em que o país está se mobilizando para mudar está má fama, e derrotar a corrupção.

"Sim, o Brasil descobriu corrupção envolvendo grandes empresas estatais e políticos em altos cargos. Mas especialistas jurídicos dizem que o país está prestes a derrotar a corrupção com novas leis e regras detalhistas", explica a edição mais recente da "InHouse", revista editada pela Reuters no Canadá.

A publicação brinca com o estereótipo de país corrupto logo no início da reportagem: "Bem-vindos ao Brasil. O clima é belo. As passoas são amigáveis. Os negócios são corruptos. Corruptos? Claro. Pelo menos é o que se percebe na contínua cobertura da mídia sobre o país sul-americano (…). Mas esta não é toda a história. Na verdade, muitos dizem que esta imagem está longe de ser correta", explica.

Ao longo da reportagem, a "InHouse" explica o desenrolar da Operação Lava Jato, e deixa claro que há um impacto imenso da corrupção na realidade política e econômica do país. O otimismo da análise vem da perspectiva histórica sobre a situação atual do país.

"O progresso pode causar bagunça", diz, alegando que o Brasil deixou de ser uma ditadura apenas em 1985, e que desde então o país desenvolveu um sistema mais sofisticado de controlar o sistema e evitar ilegalidades. É preciso reconhecer os desafios, mas o país parece estar trabalhando no sentido de superá-los, argumenta.

Este posicionamento se alinha à perspectiva externa de muitos brasilianistas, pesquisadores estrangeiros que analisam a realidade do país de forma objetiva, de fora para dentro. Alguns destes acadêmicos indicam que é preciso analisar a evolução do Brasil em uma perspectiva histórica mais longa, avaliando os avanços de décadas, e sem se apegar apenas ao momento atual.

A questão, para estes analistas, não é negar os problemas do Brasil, mas olhar para o passado, ver o quanto se avançou, e pensar na perspectiva futura de forma otimista. Anthony Pereira, diretor do Brazil Institute do King's College London, já fez comentário parecido em entrevista ao blog Brasilianismo. O pesquisador americano Riordan Roett, um dos mais importantes estudiosos da política brasileira no exterior tem opinião semelhante – de que o momento do Brasil é de descer ladeira abaixo, mas país vai sobreviver. Até mesmo um editorial do "New York Times" defendeu tese parecida: "É o começo de um novo Brasil", diz, explicando que há um forte sentimento de combate à corrupção aliado a fortes bases democráticas, que podem trazer um futuro positivo para o país.

Otimismo é a tônica da reportagem canadense, que encerra dando dicas para que empresas do país que têm negócios no Brasil cuidem para seguir as regras do país. A mudança, explica a publicação, não afeta apenas a realidade brasileira. "As medidas anticorrupção se aplicam a qualquer e todo negócio no país, incluindo o de empresas canadenses com operações no Brasil", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo