Topo

Blog do Brasilianismo

'O Globo': Prisão de publicitário afeta eleições na República Dominicana

Daniel Buarque

24/02/2016 11h47

Deu no 'Globo': Prisão de publicitário afeta eleições na República Dominicana

Deu no 'Globo': Prisão de publicitário afeta eleições na República Dominicana

Reportagem publicada pelo jornal "O Globo" diz que a prisão do publicitário João Santana, parte da Operação Lava Jato, tem recebido atenção especial na Republica Dominicana. Não apenas porque era onde o marqueteiro estava quando a prisão foi decretada, mas porque ele estava envolvido com as eleições daquele país. Santana e sua mulher, Mônica Moura, trabalhavam na campanha de reeleição de Danilo Medina, do Partido de Libertação Dominicana (PLD), explica o jornal.

Medina admitiu ao jornal "El Diario de Hoy" que o marqueteiro brasileiro era seu principal assessor de campanha e reconheceu o efeito negativo de sua saída na disputa. A prisão ganhou destaque também no "Diario Libre",que alega que isso "estremece o ambiente político do país".

"O Partido Revolucionário Moderno (PRM), de oposição, pediu ao presidente para explicar seus vínculos com Santana e também para não obstruir investigações judiciais. O deputado Vinicio Castillo Semán, fundador do partido Força Nacional Progressista (FNP), considerado de extrema direita, também pediu à Procuradoria Geral da República uma investigação formal sobre as atividades de João Santana no país. Para o parlamentar, 'Santana e suas empresas realizaram muitas operações na República Dominicana e receberam muito dinheiro do governo"', diz "O Globo".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo