Brasilianismo

Diretora da OMS diz confiar que Brasil fará Olimpíada livre de zika

Daniel Buarque

Diretora da OMS diz confiar que Brasil terá Olimpíada livre de zika

Diretora da OMS diz confiar que Brasil terá Olimpíada livre de zika

Em visita ao Brasil como parte do esforço global contra o surto de zika, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse estar confiante de que o Brasil terá uma Olimpíada livre da doença.

A declaração ganhou destaque em reportagem da agência internacional Reuters sobre a visita de Chan. Segundo ela, o governo brasileiro tem feito tudo o que pode para combater o mosquito transmissor da doença.

''Quero assegurar que o governo está trabalhando muito próximo do movimento olímpico internacional e o comitê organizador local, com o apoio da OMS, para garantir que teremos um plano de trabalho muito bom para combater o mosquito, e para garantir que as pessoas que virão tanto como visitantes quanto como atletar terão o máximo de proteção de que elas precisam'', disse Chan.

A declaração é importante dentro do contexto internacional de desconfiança do resto do mundo em relação à capacidade do Brasil de combater o surto da doença. O zika e sua possível relação com a microcefalia se tornou o assunto mais comentado em relação ao país no resto do mundo, e muitos dos principais comentários costumam questionar a capacidade do Brasil de combater os mosquitos.

Chan foi recebida pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Ela participou de reuniões com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e outros ministérios envolvidos no combate à epidemia. Após os encontros em Brasília, Chan disse estar bem impressionada com as ações para mobilizar a sociedade civil, setores religiosos e empresariado. ''Nunca tinha visto uma liderança atacar o problema com tamanha velocidade e seriedade''.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil