Topo

Blog do Brasilianismo

Jornal inglês acusa Brasil de ter 'conspiração' ao minimizar ameaça do zika

Daniel Buarque

23/02/2016 11h07

Jornal inglês acusa Brasil de ter 'conspiração' ao minimizar risco do zika

Jornal inglês acusa Brasil de ter 'conspiração' ao minimizar risco do zika

Enquanto o Brasil e a imprensa estrangeira falam da divulgação de informações falsas, histeria e teorias da conspiração relacionadas ao surto do vírus zika, o país parece tentar encobrir a epidemia com seu fracasso no diagnóstico da doença, segundo uma reportagem publicada pelo jornal britânico "The Independent". Segundo o periódico, pode-se perceber uma tentativa ignorar casos suspeitos quase de forma proposital para fingir que o problema é menor de que ele de fato é.

A publicação fala que pode existir uma "conspiração real" por trás da subnotificação de casos suspeitos de zika, que parece uma tentativa deliberada de minimizar o problema relacionado ao surto da doença.

"Médicos, enfermeiras e pacientes no estado de Pernambuco, área mais afetada pelo zika no Brasil, alegam que as autoridades estão falhando no teste do vírus em ampla escala", diz o jornal.

Na melhor das hipóteses, argumenta, pode-se falar de fracasso no registro de casos potenciais da doença. "Mas alguns indicam que está sendo muito difundida a falha, até mesmo de forma deliberada, no diagnóstico do zika no país mais afetado. Especialistas alegam que o diagnóstico incompleto leva a um número menor de casos confirmados", diz.

O "Independent" acompanha o movimento da imprensa internacional, que tem dedicado ampla cobertura ao surto de zika e sua possível relação com a microcefalia no Brasil. Nas últimas semanas, várias publicações estrangeiras questionaram o clima de pânico que estava sendo criado no Brasil por conta da doença. A reportagem publicada pelo jornal é importante para mostrar que pode haver erros no trabalho do país, o que cria uma atmosfera artificial relacionada ao combate ao zika.

O jornal diz que o surto pode se ampliar ainda mais, especialmente com a Olimpíada do Rio. Ele alega ainda que este não é o primeiro caso em que o governo brasileiro tenta tratar problemas de saúde como menores de que eles realmente são, e relata que no passado houve tentativa de minimizar o impacto da dengue.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo