Topo

Blog do Brasilianismo

'Le Monde' diz que Brasil vive histeria em meio a rumores sobre zika

Daniel Buarque

17/02/2016 06h07

Deu no 'Monde': Brasil vive histeria e incerteza em meio a rumores sobre zika

Deu no 'Monde': Brasil vive histeria e incerteza em meio a rumores sobre zika

Em meio a um surto de uma doença causada pelo vírus zika e de desconhecimento sobre a amplitude de seus efeitos, o jornal francês "Le Monde" diz que o Brasil vive uma onda de rumores que aproximam a população da histeria.

"Angústia, dúvidas, mas nenhuma certeza. Na América Latina, a vertigem do desconhecido deixa o caminho livre para rumores e suposições", diz o jornal.

O surto da doença tem monopolizado a atenção do resto do mundo em relação ao Brasil. Em meio a uma enxurrada de reportagens sobre o tema, o periódico inglês "The Guardian" já comparou o desconhecimento científico sobre o surto de zika e sua provável relação com a microcefalia com o que se viveu no mundo nos anos 1980 em relação à Aids. Na abordagem do "Monde", este desconhecimento está dando espaço para o surgimento de dezenas de teorias alternativas que beiram a crença em conspirações.

"Surgiram teorias alternativas, incentivadas pela desconfiança em relação às estatísticas brasileiras ainda não comprovadas sobre microcefalia", explica.

O jornal se refere aos boatos relacionados a um suposto lote defeituoso de vacinas e à acusação sobre um larvicida, e cita um pesquisador que chama as teorias de "terrorismo".

"Os pesquisadores se dizem prontos para trocar ideias, mas se irritam com rumores baseados em hipóteses equivocadas", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo