Topo

Blog do Brasilianismo

Pobreza favorece surto de zika no Brasil, diz 'Al Jazeera'

Daniel Buarque

16/02/2016 10h32

Pobreza favorece surto de zika no Brasil, diz 'Al Jazeera'

Pobreza favorece surto de zika no Brasil, diz 'Al Jazeera'

Enquanto o mundo acompanha a declaração de guerra do governo brasileiro contra o mosquito que transmite a dengue e o vírus zika, que pode estar relacionado ao aumento de casos de microcefalia, uma reportagem publicada pelo site da rede árabe "Al Jazeera" aponta para um fator que amplifica o problema no Brasil: a pobreza.

Segundo a reportagem, a falta de recursos é uma das razões pelas quais o Nordeste se tornou a região mais afetada pela doença. "Enquanto especialistas dizem que o principal motivo do surto de zika no Nordeste provavelmente é causado por ter sido o ponto de entrada do vírus, a pobreza é claramente um fator que excerba o problema", diz.

O texto explica que naturalmente o mosquito pode transmitir a doença para ricos e pobres, mas que a situação dos pobres é claramente mais vulnerável.

"Bairros pobres sofrem com a falta de infraestrutura. Eles normalmente são construídos de forma informal e acabam gerando bolsões que coletam água da chuva. A coleta de lixo é desorganizada e esporádica", explica.

A reportagem da "Al Jazeera" esteve no Recife, uma das principais cidades afetadas pela doença. "A região também é árida e historicamente afetada por secas, o que significa que os moradores costumam guardar água em tanques em casa, o que também pode favorecer a reprodução dos mosquitos", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo