Brasilianismo

Pobreza favorece surto de zika no Brasil, diz ‘Al Jazeera’

Daniel Buarque

Pobreza favorece surto de zika no Brasil, diz 'Al Jazeera'

Pobreza favorece surto de zika no Brasil, diz 'Al Jazeera'

Enquanto o mundo acompanha a declaração de guerra do governo brasileiro contra o mosquito que transmite a dengue e o vírus zika, que pode estar relacionado ao aumento de casos de microcefalia, uma reportagem publicada pelo site da rede árabe ''Al Jazeera'' aponta para um fator que amplifica o problema no Brasil: a pobreza.

Segundo a reportagem, a falta de recursos é uma das razões pelas quais o Nordeste se tornou a região mais afetada pela doença. ''Enquanto especialistas dizem que o principal motivo do surto de zika no Nordeste provavelmente é causado por ter sido o ponto de entrada do vírus, a pobreza é claramente um fator que excerba o problema'', diz.

O texto explica que naturalmente o mosquito pode transmitir a doença para ricos e pobres, mas que a situação dos pobres é claramente mais vulnerável.

''Bairros pobres sofrem com a falta de infraestrutura. Eles normalmente são construídos de forma informal e acabam gerando bolsões que coletam água da chuva. A coleta de lixo é desorganizada e esporádica'', explica.

A reportagem da ''Al Jazeera'' esteve no Recife, uma das principais cidades afetadas pela doença. ''A região também é árida e historicamente afetada por secas, o que significa que os moradores costumam guardar água em tanques em casa, o que também pode favorecer a reprodução dos mosquitos'', diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Tags : Saúde