Topo

Blog do Brasilianismo

Mundo vê Brasil em uma guerra problemática contra mosquitos

Daniel Buarque

15/02/2016 18h25

Mundo vê Brasil em uma guerra problemática contra mosquitos

Mundo vê Brasil em uma guerra problemática contra mosquitos

A imprensa mundial passou o fim de semana dedicada à cobertura de uma guerra na qual o Brasil está envolvido. Com manchetes que parecem aludir a verdadeiros conflitos armados, os principais veículos da mídia estrangeira destacaram que o governo decidiu usar as Forças Armadas no combate contra o mosquito que transmite a dengue e o vírus zika. O tom predominante na cobertura de outros países foi de que a guerra vai ser difícil, já que vem em um momento em que o Brasil parece desesperado, e por causa da estratégia que depende de apoio e ação de toda a população.

O surto da doença já tem monopolizado a atenção do resto do mundo em relação ao Brasil. No lugar da crise econômica e política, e da Olimpíada que se aproxima, o contágio de zika e sua possível relação com a microcefalia em bebês se tornou o assunto mais comentado pelos estrangeiros. Desde a última sexta-feira, as principais reportagens falam dos estudos para entender melhor a epidemia e da estratégia nacional de combate aos mosquitos.

"A presidente Dilma Roussseff disse que o Brasil precisa lançar guerra contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus zika, buscando eliminar os locais de procriação dos insetos", relatou o jornal britânico "The Guardian". "A medida vem enquanto o Brasil busca desesperadamente aumentar o conhecimento sobre o vírus e encorajar as pessoas a combaterem o mosquito", completou.

O envolvimento da população foi o foco da reportagem publicada pelo jornal americano "The New York Times". "O Brasil pressiona o público a fazer sua parte na luta contra o surto de zika", diz o título do periódico.

"Em vez de usar inseticida e repelente as tropas estão armadas com panfletos que instruem moradores a reduzir os locais de reprodução do Aedes aegypti", explica. "A mensagem – de que brasileiros são em grande parte responsáveis pelo controle dos mosquitos dentro e em torno de suas casas – foi recebida de forma variada pelas pessoas, que disseram esperar que o governo tivesse um papel mais direto na redução dos mosquitos pela aplicação de inseticidas ou melhorando o saneamento básico em comunidades mais pobres", diz.

Uma reportagem da agência de notícias Associated Press publicada em veículos como o "Washington Post" destacou que a "guerra contra o mosquito" enfrenta problemas. "Em um país com alta taxa de criminalidade, a confiança é uma questão importante", explica, alegando que a população desconfia de voluntários que trabalham buscando focos de mosquitos nas casas das pessoas.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo